SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

sábado, 11 de junho de 2011

CHEGOU O DIA DE PENTENCOSTES




CLAMEMOS, AO DIVINO ESPÍRITO SANTO  VEM SOBRE NÓS HOJE, AGORA, VEM LAVAR O NOSSO SER.


O Pentecostes é o nome de uma festa do antigo calendário bíblico, (Ex 23.14-17; 34.18-23). Originalmente, era a festa das colheitas. Agradecimento a Deus pela colheita do trigo. Como podemos ver no Livro do Atos dos Apóstolos vinha gente de todas as partes nestas festividades.

Outros nomes dado a referida Celebração:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

“Festa da Colheita ou Sega - no hebraico hag haqasir. Por se tratar de uma colheita de grãos, trigo e cevada, essa festa ganhou esse nome.(Ex 23.16). - Festa das Semanas - no hebraico, hag xabu´ot. A razão desse nome está no período de duração dessa celebração: sete semanas. O início da festa se dá, cinquenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Ex 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10). - Dia das Primícias dos Frutos - no hebraico yom habikurim. Este nome tem sua razão de ser na entrega de uma oferta voluntária, a Deus, dos primeiros frutos da terra colhidos naquela sega (Nm 28.26). Provavelmente, a oferta das primícias acontecia em cada uma das três tradicionais festas do antigo calendário bíblico. Na primeira, Páscoa, entregava-se uma ovelha nascida naquele ano; na segunda, Colheita ou Semanas, entregava-se uma porção dos primeiros grãos colhidos; e, finalmente, na terceira festa, Tabernáculos ou Cabanas, o povo oferecia os primeiros frutos da colheita de frutas, como uva, tâmara e figo, especialmente. - Festa de Pentecostes. As razões deste novo nome são várias: (a) nos últimos trezentos anos do período do Antigo Testamento, os gregos assumiram o controle do mundo, impondo sua língua, que se tornou muito popular entre os judeus. Os nomes hebraicos - hag haqasir e hag xabu´ot - perderam as suas atualidades e foram substituídos pela denominação Pentecostes, cujo significado é cinquenta dias depois (da Páscoa). Como o Império Grego passou a ter hegemonia em 331 a.C., é provável que o nome Pentecostes tenha ganhado popularidade a partir desse período.


Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. No Cenáculo, desde a fundação, a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o amor em Cristo. Atualmente o 50.º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes. Pentecostes é quando o Espírito Santo visita os apóstolos e desce sobre eles, na forma de fogo (mera representação). A partir daí os apóstolos passam a pregar o Evangelho em línguas estranhas: Há ação do Espírito Santo no ser humano sempre que este se converte dos seus pecados, pelo arrependimento, e passa a crer em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, pedindo a Deus que lhe revista e encha do Espírito Santo. Tal experiência é chamada de batismo no Espírito Santo. Isto tem ocorrido durante toda a história do cristianismo, sendo enfatizado, especialmente, em meados do século XX com o surgimento das primeiras Igrejas Protestantes Pentecostais, as quais enfatizam os dons do Espírito, ou pelos membros da Renovação Carismática Católica (RCC) que, seguindo a doutrina e as diretrizes de sua Igreja, fazem o mesmo.”

Notamos que esta experiência permitida por Deus Pai, onde nos é dado a possibilidade de uma intimidade com Deus Espírito Santo que habita plenamente em nós, plenamente de acordo com a minha vontade, pois sou livre, para a permissão da ação deste que celebramos.

VINDE ESPÍRITO SANTO, VINDE ESPÍRITO SANTO, VINDE ESPÍRITO SANTO

Ajuda-nos, pois sem sua colaboração não seremos capaz cumprir a nossa vocação, observar as leis e mandamentos de Deus Pai.

O Senhor Jesus, no Evangelho de São João, vai preparando os seus discípulos e conseqüentemente a nós, veja no Capítulo 14, versos:

“15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. 17 É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. 18Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós.”

E podemos ter certeza que Jesus, em cumprimento a vontade do Pai, está ainda, hoje rogando a este mesmo Pai, para que mesmo nestes dias o Espírito Santo possa agir em nós com todo poder. Jesus, continuou, ainda, falando aos discípulos sobre o Santo Espírito, bem como sobre que Ele estava no Pai e Pai Nele estava e, assim, cumpriríamos a vontade do Pai no amor.

O interessante que este Paráclito, tem plena condição de nos ensinar todas as coisas, ou seja, tem plena condições de nos instruir, qual a maneira pelo qual, eu e você está lendo pode plenamente ser ensinado e com o seu auxilio instrui.

Clamemos ao Pai, para que em Nome de Jesus, o Espírito Santo possa nesta Celebração dar um sentido novo ao nosso viver, produzindo frutos no Senhor, pois precisamos dar frutos no Senhor e, somente enraizados em Deus, poderemos agir de acordo com seus desígnos.

Assim, não podemos dar frutos em nós mesmos, pois desta forma Ele, O Senhor Jesus, não estará em nós. Jesus mesmo diz que Ele é a videira e nós somos os ramos. E quem imprimi isto em nós é o Espírito Santo, por isto clamemos sem cessar, Vinde Espírito Santo.

Observemos as palavra de Jesus, Jo 15, “26 Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27 Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio”. 



Então como dar testemunho de alguém que não conhecemos?

Qual é a intimidade com o Espírito Santo que eu tenho?

Já está bom ou preciso de mais intimidade?


Quando o Espírito Santo vem, Ele vem com seus Dons, vejam como precisamos clamar ao Pai, em nome de Jesus o derramamento do Espírito Santo. Não um novo batismo sacramental, mas a sua efusão. Quando São Paulo fala aos 1Cor. 14,1, que precisamos aspirar os carismas da mesma forma que devemos aspirar a caridade, isto não é atoa, olha que a caridade é por excelência a maior das virtudes teologais. Por isto vem Espírito Santo. Vem nosso Deus. Como precisamos do Senhor nestes tempos de tantas dificuldades, Senhor. Cremos que o Senhor pode modificar todas as coisas, creio que sua esposa, Nossa Senhora, está diante de vós clamando pelos seus filhos. O Senhor Divino Espírito é a Alma da Igreja, então de mais vida a sua Igreja.

Nenhum comentário: