SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

segunda-feira, 26 de março de 2012

O SANTO PADRE NO MÉXICO

Papa aos bispos da América Latina: "não há motivos para render-se ao mal"
Fonte: Radio Vaticano
Cidade do Vaticano (RV) – O último compromisso de Bento XVI, neste domingo, foi a Celebração das Segundas Vésperas com os bispos mexicanos e da América Latina na Catedral de León. 

A saudação ao Papa foi feita pelo presidente da Conferência Episcopal do México, Dom Carlos Aguiar Retes. Ele recordou à ida do Papa ao Brasil, quase cinco anos atrás, e disse que os frutos da Missão Continental “se colhem na Igreja que peregrina” no continente.

Depois, em sua homília, Bento XVI disse que a “ignorância dos homens não é capaz de travar o plano divino”, que o “mal não tem poder para isso” e também afirmou que “não há motivos para render-se à prepotência do mal”.

Ainda neste contexto, o Papa se disse consciente dos desafios pelos quais atualmente passam as dioceses mexicanas. Contudo, incentivou o trabalho de evangelização ao reiterar que, com a Ressurreição, pode-se avançar com a segurança de que “que o mal não tem a última palavra na história e de que Deus é capaz de abrir novos espaços a uma esperança que não desilude” (cf. Rm 5, 5).

Ao citar o bicentenário de independência de muitas nações do continente, o Papa relembrou os primeiros missionários que levaram a Palavra ao “Continente da Esperança”. As raízes do trabalho missionário permanecem no “ideal de não antepor nada ao Senhor e fazer com que a Palavra de Deus chegue a todos”. Fatos que o Santo Padre disse continuarem a ser “uma válida orientação para os Pastores de hoje”. E recomendou ainda que “as iniciativas que surgirem motivadas pelo Ano da Fé devem ter como finalidade conduzir os homens a Cristo, cuja graça lhes permitirá deixar as cadeias do pecado que os escraviza e avançar para a liberdade autêntica e responsável”.

De volta ao continente, o Papa também recordou sua visita ao Brasil e disse que os frutos da Missão Continental promovida na Conferência de Aparecida já estão sendo colhidos. “Entre eles, contam-se o estudo, a difusão e a meditação da Sagrada Escritura, que anuncia o amor de Deus e a nossa salvação”. 

O Papa exortou os bispos a “continuarem a abrir os tesouros do Evangelho, a fim de que se transformem em força de esperança, liberdade e salvação para todos os homens (cf. Rm 1, 16)”. 

Bento XVI ainda pediu que seja conferida atenção especial aos seminaristas “encorajando-os a não se gloriarem de «saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e, Este, crucificado» (1 Cor 2, 2)”

Nesta segunda-feira, Bento XVI se despede do México ao meio-dia (horário de Brasília). Às 16h, sempre no horário de Brasília, o Papa chega a Santiago de Cuba. Ambos eventos serão transmitidos pela Rádio Vaticano em língua portuguesa.(RB)






Nenhum comentário: