SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

terça-feira, 27 de março de 2012

A CRUZ E A SERPENTE


Primeira Leitura: Livro dos Números 21,4-9: (Aquele que for mordido e olhar para a serpente de bronze viverá); 

Salmo: 101 (102), 2-3. 16-18. 19-21 (R. 2) (Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor) e, 


Evangelho segundo João 8,21-30 (Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou).

"Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: “Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.
Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele. - Palavra da Salvação.
____________________________________


Precisamos olhar para Cruz e Venerá-la, pois os Cristão não devem fugir da Cruz e sim aproximar-se.

"Depois de tanta reclamação do povo judeu no deserto, apareceram serpentes que picava as pessoas. Estas morriam. Foi preciso a intercessão de Moisés junto a Deus para que houvesse um antídoto capaz de superar o veneno daqueles animais rastejadores. O milagre aconteceu. Quem olhasse para a serpente de bronze erguida a mando do Senhor ficava curado! Podemos avaliar também o veneno de tantas serpentes danosas de nossa realidade: concentração de renda versus miséria; terras e mais terras versus os sem terra; educação aprimorada para alguns versus grandes parcelas sem educação de qualidade; construção de grande acervo econômico e cultural feito com o suor e a vida de negros, pobres, índios e outros versus uso e domínio com desenvolvimento por parte de elites às vezes desrespeitadoras das culturas, das pessoas, das etnias... O veneno maligno do egoísmo humano tem provocado falta de segurança, agressão e morte a tantos!

Este tempo da Quaresma é propício à vida intensificada de oração, meditação na Palavra de Deus, sacrifício, prática da caridade e serviço aos necessitados, com o uso dos textos da Campanha da Fraternidade para a oração em família. Tudo isso são meios altamente coadjuvantes para o repensamento da vida com os critérios daquele que se deixou crucificar para nos dar vida. Passar pela cruz com Jesus, na renúncia ao veneno do desrespeito à vida do semelhante, faz-nos ter o antídoto eficaz para nos curar a partir de dentro de nosso eu, com reflexo na comunidade.

Todos querem vida próspera e sem males. Devido ao pecado ou egoísmo humano, não passamos sem os distúrbios da convivência insegura e violenta. Seguir a Cristo necessariamente nos envolve na cruz da renúncia a tantos atrativos para fazermos escolhas de mais e fecundo resultado posterior. Não conseguimos muito êxito em qualquer busca de valores se não nos exercitarmos na prática do bem. Renunciamos ao egoísmo para pensarmos e promovermos o bem do semelhante e de toda a comunidade. Não há paz sem promoção da justiça. Não há segurança sem envolvimento na solidariedade para superarmos os males na convivência social.

Com o Cristo da cruz, vamos à vida nova da ressurreição. Aceitamos o desafio de Jesus para superarmos tudo o que se opõe ao projeto de Deus. Querer um tesouro, por exemplo, nos leva a buscá-lo com esforço, boa vontade e perseverança. Sozinhos, podemos não conseguir o intento. Por isso, Jesus nos ensina o caminho. A Quaresma nos convida a aceitarmos seguir os passos d'Ele. Cristo sem cruz não é possível. Cruz sem Cristo é um desespero. Vamos então com Ele na direção de nossa plena realização.

Em Cristo nos tornamos criaturas novas, pois, nossa vida encontra a base para a segurança e a certeza de que Ele nos ajuda a superar nossos limites, pois Ele ressuscitou e nos dá garantia de vida plena."
Dom José Alberto Moura. Fonte CNBB.

Nenhum comentário: