SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

sábado, 6 de agosto de 2011

A FORÇA DA ORAÇÃO



O que é oração? 
Pode-se dizer que a oração, consiste no diálogo com Deus, Uno, Trino e Santo, bem como, num diálogo, daqueles que acreditam, na intercessão dos Santos, Anjos e ou da Santíssima Virgem.
A oração é verdadeiramente uma troca de colóquio entre Pessoas, neste caso, de um Deus, que criou o homem a sua imagem e semelhança, que tudo pode, que quer dialogar com seu povo, e este povo precisa se expressar exatamente naquilo que quer alcançar, com suas petições, agradecimentos e, intercessões.

O Dom Cipriano Chagas, da Comunidade Emanuel, costuma dizer, que muitas das vezes nossas orações são de maneira equivocada, temos o hábito de colocar todo o tipo de oração, da mesma forma quando se coloca vários tipos de alimentos num liquidificador para misturá-los e, fazemos o mesmo modo com as nossas preces, misturando-as e enviando-as para “Deus”. Ele declara que este tipo de oração não chega aos céus, pois, precisa, numa oração, observar a direção da mesma e o pedido nela elencado, para que aja eficácia plena, ou seja, a escuta da prece. 
Assim, deve ser a súplica dirigida ao Pai, para que em nome de Jesus, o Espírito Santo dirija o pedido naquilo que melhor para aquele que pede. O Pai é o Criador, a Ele todo Poder, Honra, Glória e Majestade, bem como ao Filho Grande Santificador, da mesma forma ao Espírito Santo, que realiza as coisas que ouviu do Senhor Jesus, como está escrito no Evangelho de São João, 16 e Rm. 11,26 e segts..

Aqui segue alguns exemplos, para possibilitar um melhor entendimento e maior aplicabilidade e escuta do verdadeiro Deus.

Vejas, numa oração de petição: “ Deus Pai Todo-Poderoso, em nome de Jesus Cristo, na Ação do Espírito Santo, desejo....quero.... peço....”

Vejas, numa oração de intercessão: “Deus Pai Todo-Poderoso, em nome de Jesus Cristo, na Ação do Espírito Santo, venho a Vossa presença interceder por fulano que está passando por dificuldades.....”

Vejas, numa oração de agradecimento: “Deus Pai Todo-Poderoso, em nome de Jesus Cristo, na Ação do Espírito Santo, venho a Vossa presença para agradecer pela graça alcançada....” 
Observemos que a oração tem o seu princípio e o seu termo, sem mistura de intenção, onde a petição deverá ter curso até a conclusão de seu colóquio com o Senhor, da mesma forma, de maneira ordenada, com os outros tipos de oração, indo até o final. E, é claro que estes foram exemplos, pois há outros tipos de oração e formas.

Amados, não se deve mais orar de maneira que dificulte a escuta do Senhor, pois ouvir a  Sua resposta já é, por demais, um socorro de Sua misericórdia infinita.

Da mesma forma, precisa-se distinguir a quem se está dirigindo nas orações. Ao Pai, ou Ao Filho, Ao Espírito Santo? A quem? Coloca-se tudo, como já falamos, em uma só oração usando uma única expressão “Deus”.
Ademais, a humanidade está usando muitas das vezes, o nome do Senhor de modo e em momento errado, num colóquio comum, entre pessoas. Exemplo, “Meu Deus!”, outras vezes até se brinca com o nome do Senhor, como na expressão “Meu Jesus Cristinho!” e em outras tantas situações, invoca-se o nome do Senhor em momentos e lugares inadequados. 

A oração é fruto de uma intimidade, é graça, é bondade exclusiva de um Deus que ama, que quer Se relacionar com aqueles que desejam.

Mais precisamente nestes tempos, o homem deve permitir que aja um diálogo mais profundo com quem se ama e, se amamos a Deus, precisamos assim agir, deixar nos envolver neste relacionamento, para que o Criador possa agir mais nesta humanidade totalmente voltada para os prazeres da carne. 
orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, Jesus em oração, recados de religião, scraps religioso para orkut
Se por analogia, pensássemos que teríamos, como no dízimo, devolver 10% do que ganhamos, deveríamos assim, das 24 horas do dia, separar deste tempo, 2:40 hs., para nossa vida de oração, contemplação, de silêncio interior para ouvir o que Jesus nos fala, na verdade muitas das vezes mal se consegue rezar um Pai-Nosso ou uma Ave-Maria, pois tantas são as dificuldades e possibilidades que cada pessoa têm, mas deve-se esforçar por uma oração mais profunda, como Jesus nos ensinou.
Vejamos, nestas passagens o que o Senhor Jesus nos fala sobre oração: S. Lucas: 8, 1-14: Naquele tempo: “1 Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo. 2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava pessoa alguma. 3 Na mesma cidade vivia também uma viúva que vinha com freqüência à sua presença para dizer-lhe: Faze-me justiça contra o meu adversário. 4 Ele, porém, por muito tempo não o quis. Por fim, refletiu consigo: Eu não temo a Deus nem respeito os homens; 5 todavia, porque esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, senão ela não cessará de me molestar. 6 Prosseguiu o Senhor: Ouvis o que diz este juiz injusto? 7 Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los? 8 Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra? 9Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros: 10 Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano. 11 O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. 12 Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros. 13 O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! 14 Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. “

Evangelho de S. João, 16,23-27: “23 Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma. Em verdade, em verdade vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará. 24 Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita. 25 Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas, mas vos falarei abertamente a respeito do Pai. 26 Naquele dia pedireis em meu nome, e já não digo que rogarei ao Pai por vós. 27 Pois o mesmo Pai vos ama, porque vós me amastes e crestes que saí de Deus”.

Carta aos Colossenses, 4,2-6: “2 Sede perseverantes, sede vigilantes na oração, acompanhada de ações de graças. 3 Orai também por nós. Pedi a Deus que dê livre curso à nossa palavra para que possamos anunciar o mistério de Cristo. É por causa deste mistério que estou preso. 4Possa eu fazê-lo conhecido, como é meu dever. 5 Procedei com sabedoria no trato com os de fora. Sabei aproveitar todas as circunstâncias. 6 Que as vossas conversas sejam sempre amáveis, temperadas com sal, e sabei responder a cada um devidamente”

1Tel.5, 16-23: 16Vivei sempre contentes. 17 Orai sem cessar. 18 Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19 Não extingais o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai tudo: abraçai o que é bom. 22 Guardai-vos de toda a espécie de mal. 23 O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! “

1Tim. 2, 1 - 8: “Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, 2 pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade. 3 Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem 6 que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato, atestado em seu tempo; 7 e deste fato - digo a verdade, não minto - fui constituído pregador, apóstolo e doutor dos gentios, na fé e na verdade. 8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento.”

Estes textos acima relatados dá para saber a importância da oração para caminhada na vida do Cristão e devemos bem observar o que relata São Paulo na 1ªCarta a Timóteo, acima, logo no primeiro versículo.  Observemos que ele não misturou as formas de oração.
Vamos assim, amados orar, para que a Mão de Deus Pai, em nome de Jesus, na Ação do Espírito Santo, aja em nosso favor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabenz Irmao belo trablalho que deus te abenço e te ilumine