DIA 22 DE AGOSTO, DIA DEDICADO A MÃE RAINHA
Nossa Senhora sempre foi reconhecida pela Igreja Católica com Rainha, festa que era realizada em 31 de maio, em face de Ser a Mãe de Jesus Cristo, Rei do Universo. É proclamada, pela Igreja, Rainha do Universo e por doze vezes: Rainha dos anjos, dos patriarcas, dos profetas dos apóstolos, dos confessores, das virgens, dos mártires, de todos os Santos, do Santíssimo Rosário, da paz, concebida sem pecado original e levada aos céus.
Nossa Senhora precisa verdadeiramente, ter este papel de Rainha em Nossa Vida, não que Ela não seja Rainha, Soberana, mas na verdade é pela nossa falta de comportamento como Súditos, Ela é verdadeiramente Rainha do Céu e da Terra, dos Anjos, dos Arcanjos, conforme vimos, por doze vezes.
É claro que estas prerrogativas advêm de Seu Filho Jesus Cristo, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, assim reflete sobre a Santíssima Virgem, por ter assumido de modo Admirável o seu chamado. Nossa Senhora é Filha de Deus, Esposa de Deus e Mãe de Deus, ou seja, Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e, esposa de Deus Espírito Santo. Não há sobre a face da terra e nunca terá alguém com todos estes atributos, ademais, dispensadora, medianeira e intercessora por seus filhos. Acredito até que na minha ignorância, que o Titulo de Rainha, ainda é pequeno para quem assume tamanha atividade, ainda no reino, sei das palavras de São João do Livro do Apocalipse, mas creio que a finalidade precípua é a de dar a esta Titular uma dimensão mínima do que verdadeiramente é Esta Mãe de Deus e Nossa.
LITURGIA DA PALAVRA PARA ESTA FESTA
Antífona da entrada: - A rainha está à vossa direita com suas vestes de ouro, ornada de esplendor (Sl 44,10).
Oração do dia: - Ó Deus, que fizestes a mãe de vosso Filho nossa mãe e rainha, dai-nos, por sua intercessão, alcançar o reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
1ª Leitura: Is 9, 1-6 : “Leitura do livro do profeta Isaías - 1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, — a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais — tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz. 6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus.
Salmo Responsorial: Sl 113, 1-2.3-4.5-6.7-8 R: 2
R: Bendito seja o nome do Senhor,/ agora e por toda a eternidade!
- Louvai, louvai, ó servos do Senhor,/ louvai, louvai o nome do Senhor!/ Bendito seja o nome do Senhor,/ agora e por toda a eternidade.
R: Bendito seja o nome do Senhor,/ agora e por toda a eternidade!
- Do nascer do sol até o seu ocaso,/ louvado seja o nome do Senhor!/ O Senhor está acima das nações,/ sua glória vai além dos altos céus.
R: Bendito seja o nome do Senhor,/ agora e por toda a eternidade!
- Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao senhor, que no alto céu tem o seu trono/ e se inclina para olhar o céu e a terra?
R: Bendito seja o nome do Senhor,/ agora e por toda a eternidade!
- Levanta da poeira o indigente/ e do lixo ele retira o pobrezinho,/ para fazê-lo assentar-se com os nobres,/ assentar-se com os nobres do seu povo.
R: Bendito seja o nome do Senhor,/ agora e por toda a eternidade!
Aclamação ao santo Evangelho.
Aleluia, aleluia, aleluia.
- Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28). Aleluia, aleluia, aleluia.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 1, 26-38
- O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus. - Glória a vós, Senhor!
“- Naquele tempo, 26 o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33e o seu reino não terá fim. 34Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37porque a Deus nenhuma coisa é impossível. 38Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. “ - Palavra da salvação. - Glória a vós, Senhor!
"Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as Mar;
reuniu todas as Suas Graças e chamou-as MARIA"
Como Nossa Senhora cuidou de Seu Filho, que cuidar de nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário