SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

domingo, 14 de agosto de 2011

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA


Como ter eficácia esta campanha?

Em que nossas famílias precisam se adequar, na proposta deste evento anual?
Como estão as famílias cristãs?



A Semana Nacional da Família faz parte do calendário das paróquias do Brasil. Com início em 1992 como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional, é celebrada a Semana Nacional da Família.
O Papa Bento XVI, em sua oração no Discurso Inaugural da V Conferência em Aparecida (2007), rezou pedindo para que as nossas famílias “continuem a ser berços onde nasce a vida humana abundante e generosamente, onde se acolhe, se ama, se respeite a vida desde a sua concepção até ao seu fim natural”.
O Documento de Aparecida, (n.302), quando fala de alguns lugares de formação de discípulos missionários, menciona “a família como primeira escola da fé, o lugar e a escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente”.
Por esta razão, temos a alegria em apresentar o nosso subsídio “Horal da Família” 2011, cujo tema central este ano é: “Família, Pessoa e Sociedade”. O próprio Papa Bento XVI, na audiência geral do dia 31 de agosto de 2008, na praça de São Pedro, destacou a importância da família para a edificação da sociedade e seu bem-estar e exortou a todos os cristãos a confiar em Deus como aquele que concede todos os bens e sustenta as famílias no seu cotidiano.


Sagrada Família, rogai por nossas famílias.




Leitura do Livro de Josué. 24, 14-29:

Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 14“Agora, pois, temei o Senhor e servi-o com um coração íntegro e sincero, e lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia e no Egito e servi ao Senhor. 15Contudo, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”.
16E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos.
18O Senhor expulsou diante de nós todas as nações, especialmente os amorreus, que habitavam a terra em que entramos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.
19Então Josué disse ao povo: “Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará vossas transgressões e pecados. 20Se abandonardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, ele se voltará contra vós, e vos tratará mal e vos aniquilará, depois de vos ter tratado bem”.
21O povo, porém, respondeu a Josué: “Não! É ao Senhor que serviremos”. 22Josué então disse ao povo: “Sois testemunhas contra vós mesmos de que esco­lhestes o Senhor para servi-lo”. E eles responderam: “Sim! Somos testemunhas!”
23“Sendo assim”, disse Josué, “tirai do meio de vós os deuses estranhos e inclinai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel”.
24O povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor, nosso Deus, e seremos obedientes aos seus preceitos”. 25Naquele dia, Josué estabeleceu uma aliança com o povo, e lhes propôs preceitos e leis em Siquém.
26Josué escreveu estas palavras no Livro da Lei de Deus. A seguir, tomou uma grande pedra e levantou-a ali, debaixo do carvalho que havia no santuário do Senhor. 27Então Josué disse a todo o povo: “Esta pedra que estais vendo servirá de testemunha contra vós, pois ela ouviu todas as palavras que o Senhor vos disse, para que depois não possais renegar o Senhor, vosso Deus”.
28Em seguida, Josué despediu o povo, para que fosse cada um para suas terras.29Depois desses acontecimentos, morreu Josué, filho de Nun, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Estas palavras ditas pelo profeta Josué é vida para os nossos dias. A palavra de Deus, ela é à temporal, ou seja, o tempo não a prende, ela não tem termo. O que foi dito pelo profeta vale muito para nós nos dias de hoje.
Observemos as perguntas supra mencionadas.

Como ter eficácia esta campanha?
A princípio teremos que dar passos, conforme nos ensina o Senhor Deus, que instituiu a Família, como templo santo, igreja doméstica.
O Espírito Santo, em Pentecostes, fez o mesmo, quando Instituiu a Igreja, que chamamos de primitiva, agiu da mesma forma com a família,dando-nos a oportunidade de, em Deus, gerar filhos para Cristo.
Assim famílias, atentamos para o tempo presente e, nesta oportunidade, refletir como está o nosso comportamento familiar.
Em que nossas famílias precisam se adequar, ante a proposta deste evento anual? 
Quando falamos em vida familiar, não falamos só de Pai, ou só de Mãe, há inclusão de outros membros, como filhos, noras, genros, sogros e sogras.

Sabemos, que a Salvação é para todos, mas  se observarmos que o mundo não permite que os entes familiares lancem mão do mundano e abracem o que é divino. É uma luta constante para abraçarmos o que do Alto.
Na verdade esta semana será voltada para abrir os nossos olhos, para analisar a nossa conduta dentro deste contesto familiar e os ensinamentos do Cristo.
Será que só penso em mim? Em meus interesses? 
Então, amados, se quisermos responder como aquele povo,  devemos abrir o nosso coração para bem vivermos esta semana, como agrada Àquele que nos criou.
Como estão as famílias cristãs? 
Estas deveriam viver conforme a proposta da pergunta, ou seja, família cristã, seguindo os passos do Seu Salvador.
Amados, quando casamos, na verdade, casamos a três, exemplo bem vivo disto observamos no Livro de Tobias. Precisamos incluir Deus, Uno, Trino e Santo, neste relacionamento, onde a família figure como uma unica pessoa, todos, em um, adorando e servindo ao Senhor. 


Mas como nos tempos de Josué, as famílias não seguiam o Senhor verdadeiramente, adoravam outros deuses.
Irmãos, hoje, agimos da mesma forma, o nosso Deus  não mudou de  nome, é o mesmo daquele tempo.
A família é uma instituição sublime, querida por Deus, mas o homem, ainda, continua agindo de forma distante do Senhor, alguns como um Garanhão, outros, necessitando de formas diferenciadas para satisfazer os apetites. Esquecendo que todo o homem tem corpo, alma e espírito e, quando se casa, deve estabelecer o seu relacionamento, também, nesta mesma extensão, ou seja, casamento em corpo, alma e espírito.
Notem que no texto acima eu grifei algumas passagens, mas que nesta noite, no início ainda desta proposta é que observemos o que um pai de família (Josué) disse: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor."
É verdade, Deus Pai é ciumento, não gosta de dividir sua obra da criação com ninguém e, para demonstrar o seu apreço pela família, como Igreja doméstica, permitiu que a Sua obra da criação pudesse ter a participação na procriação das famílias.
Por isto que estas propostas absurdas, em nome de liberdade de expressão, farão com que muitas famílias se percam, a não ser se respondam como responderam a Josué.
Vamos famílias, ainda há tempo. Que possamos nesta sociedade massificada pela proposta de um mundo liberal, igual, sem qualquer compromisso com os irmãos e com Deus, dar um sentido novo a família cristã.
Família que ora junto, que guarda o dia santo do Senhor, ou seja, que cumpra a vontade de Deus, estará sempre protegida, é promessa e ela se cumpre a cada momento.
Família perfeita é aquela que vive centrada em Jesus.
Assim, vivamos intensamente esta semana, como família que agrada ao Senhor.




Nenhum comentário: