SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EXEMPLO DE VIDA, SANTA CLARA, ROGAI POR NÓS!








Clara de Assis

No dia 11 de agosto, a Igreja festeja esta Santa, que seu apaixonou intensamente pelo Senhor.
Basílica de São Damião

No ano de 2004, estive em sua Basílica, e vi o estado do seu corpo incorruptível, mulher de Deus. Clamemos a Santa Clara, para que neste dias nos ensine a viver mais intensamente o Evangelho.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Santa Clara de Assis, O.S.C.




Representação, a fresco, de Santa Clara porSimone Martini (13121320), localizada na Basílica de São Francisco, Assisi, Itália.



Nascimento: 16 de Julho de 1194 emAssis
Morte: 11 de Agosto de 1253 emAssis
Canonização : 15 de Agosto de 1255,Catedral de Anagni por: Papa Alexandre IV
Templo Principal : Basílica de Santa Clara
Festa litúrgica : 11 de Agosto
Padroeira : Televisão

Portal dos Santos

Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara d'Assisi) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de1194, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.
Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.
Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino daOrdem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. 

Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.

Em outra ocasião, aquando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.



Basilica de Santa Clara, Assis.


Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.

Diversos episódios da vida de Santa Clara e São Francisco compõem os Fioretti de São Francisco[1]. Escrito muito anos após a morte de ambos, é dificl atestar a correção destes relatos, mas, com certeza, retratam bem o espírito de ambos e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas.


                    Corpo incorruptível de Santa Clara de Assis



Os eventos importantes da vida de Santa Clara de Assis



1194 : Nascimento de Santa Clara, na casa paterna da praça de São Rufino, em Assis. Filha mais velha de Hortolana e Bernardino.

1200 : Estabelecimento da Comuna de Assis. A família de Clara, nobre, refugia-se em Corozano, por causa de uma revolução popular. Depois vai para Perugia onde permanece até 1204.

1210 : Francisco prega na Catedral de São Rufino, Clara pode estar presente. Neste ano é possível terem-se encontrado.

1211Encontros com Francisco: Clara tem 17 anos e Francisco 29.

1212 : 18 de março - Domingo de Ramos - Clara sai de casa e se consagra a Deus na Porciúncula. No dia 19, vai para o mosteiro de São Paulo das Abadessas. Pouco depois vai para ermida de Santo Ângelo de Panço. 4 ou 5 de abril - Ines, irmã de Clara, se junta a ela em Santo Ângelo de Panço. Pouco tempo depois, Francisco leva-as para São Damião. Em agosto entraPacífica de Guelfúcio, já em São Damião. Francisco dá as irmãs sua primeira forma de vida.

1216 : Por conselho de Francisco Clara aceita a regra de São Bento e o título de abadessa. Mas consegue o "privilégio da pobreza" de Inocêncio III.

1218O papa, Honório III, concede ao Cardeal Hugolino plenos poderes para cuidar das irmãs pobres.

1219 : Frei Felipe Longo de Atri se torna visitador das Irmãs Pobres.

1220 : Clara recebe a carta do Cardeal Hugolino, logo após a Páscoa, em que ele a chama de “Mãe da minha Salvação”.

1224 : Clara começa a estar habitualmente bastante doente.

1225As monjas de Santo Apolinário adotam a forma de vida de São Damião.

1226Francisco compõe o Audite Poverelle.

1227 : Publicada a bula "Quoties Cordis” que põe as Clarissas aos cuidados dos frades.

1228 : 18 de julho - O cardeal Reinaldo lista oficialmente 24 mosteiros.

1234Inês de Praga entra na Ordem. Clara lhe escreve a primeira carta.

1235O Papa, pela carta 'Cum relicata saeculi", quer que Inês aceite propriedades. O que motiva a segunda carta de Clara.

1237Com a bula "Omnipotens Deus" o Papa Gregório IX revoga a "Cum relicata Saeculi"

1238Clara escreve a terceira carta a Inês. E o Papa concede o privilégio da pobreza a Inês.

1240Com a oração diante do Santíssimo, Clara defende a cidade de Assis do ataque dos sarracenos.

12476 de agosto - o Papa Inocêncio IV concede às Clarissas a regra de São Francisco. Clara pode ter começado a escrever seu testamento (só serve de base jurídica).

124817 de julho - Uma bula confirma Reinaldo de Segni como Cardeal protetor das Damas Pobres e dos menores

1250:  Agrava-se o estado de saúde de Santa Clara, que começa a escrever sua forma de vida definitiva, na redação que conhecemos.

125216 de setembro - O Cardeal Reinaldo aprova a forma de vida de Santa Clara.

1253Clara escreve sua última carta a Santa Inês de Praga. Após uma visita a Clara moribunda, Papa Inocêncio IV manda apressar a aprovação de sua regra pela bula "Solete Anuere", válida só para São Damião.

10 de agosto - A Bula da provação é levada para Clara em seu leito de morte. 11 de agosto - Data da morte de Santa Clara.

125515 de agosto - Canonização de Santa Clara, na Catedral de Anagni. Publicação de sua lenda, escrita por Tomás de Celano. Publicação da bula de Canonização "Clara claris Perclara".

1257Mudança das Irmãs de São Damião para o proto-mosteiro, junto do corpo de Santa Clara. (Ou em 1260?).

1258São Boaventura de Bagnoregio é eleito ministro geral.

1259Aprovação da Regra de Isabel de Longchamp.

Carta de São Boaventura às Irmãs de São Damião.

12603 de outubro - O corpo de Santa Clara é solenemente trasladado para a basílica que está sendo construída em sua honra ao lado da igreja de São Jorge.

Um decreto do capítulo geral de Barcelona manda frades e Irmãs celebrarem a festa da trasladação de Santa Clara, no dia 2 de outubro.

126318 de outubro - Papa Urbano IV promulga uma nova Regra para as Clarissas (nome pelo qual passam a ser conhecidas as “damianitas”), correção da Regra de Isabel de Longchamp.

O capítulo geral dos Frades Menores reconhece como biografia oficial de São Francisco a Legenda Maior, mandando queimar as outras.

1296A bula "Quasdam litteras", do Papa Bonifácio VIII, põe fim às dificuldades de relacionamento, impondo aos Frades Menores que assumam a responsabilidade pelas Clarissas.

185030 de agosto - é descoberto o sarcófago com o corpo de Santa Clara.

23 de setembro - abertura solene do sarcófago.

187230 de outubro - O corpo de Santa Clara é levado para a nova cripta da sua Basílica e exposto aos fiéis.

1893 : Descoberta do original da Regra de Santa Clara no meio de suas roupas.

1915 : Descoberta das Cartas de Clara a Santa Inês de Praga, na biblioteca de Milão.

1920Descoberta de uma cópia do Processo de Canonização de Santa Clara, na Biblioteca Landau, em Florença.

195814 de fevereiro - Papa Pio XII proclama Santa Clara padroeira da televisão

1976Descoberta do cântico “Audite Poverelle”, composto por São Francisco para Clara e suas Irmãs.

198212 de novembro - Papa João Paulo II canoniza Santa Inês de Praga.

1987 : 11 de abril - Depois de um adequado reconhecimento e de uma nova recomposição, o corpo de Santa Clara volta a seu lugar na basílica para ser venerado por seus fiéis.
 

Esta matéria é para dar um sentido novo a nossas caminhada de fé, precisamos regressar ao amor primeiro, como demonstrou esta filha amada do Santíssimo, com sua vida, devemos observar as regradas das Claríssas para bem intender do que estou falando. 
Mais do que nunca precisamos de sua intercessão ante ao que vemos em nossas televisões, tu que és a padroeira dela, somente com a sua ajuda, amada irmã, conseguiremos alcançar dias melhores.

SANTA CLARA, ROGAI POR NÓS!

Nenhum comentário: