SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ENCONTRADO TÚMULO DE SÃO FILIPE APÓSTOLO



"29/07/2011 17.30.16



Especialista italiano diz ter encontrado túmulo do apóstolo Filipe, na Turquia. Jornal do Vaticano considera «provável» esta descoberta.

1) Primeira Matéria Fonte: Radio Vaticana
(29/7/2011) O arqueólogo Francesco d’Andria afirmou quarta-feira ter encontrado na Turquia o túmulo de São Filipe, um dos doze apóstolos de Jesus, após anos de escavações em Pamukkale, na zona oeste do país.
Explicou que o túmulo ainda não foi aberto, mas acredita que a sua estrutura e as escrituras na pedra provem que aquela seja efetivamente a sepultura de São Filipe (século I).
Um edifício octogonal guardou a memória do apóstolo São Filipe em Hierápolis, antiga cidade do Império Romano, existindo ainda uma basílica erguida no século V.
Em declarações ao jornal do Vaticano, 'L'Osservatore Romano', Francesco d'Andria indica que “esta igreja foi construída em volta de uma sepultura romana do século I que, evidentemente, era tida em grande consideração, dado ter-se decidido edificar uma basílica, mais tarde”.
O jornal considera que a missão arqueológica italiana iniciada em 1957 e hoje composta por uma equipa internacional "terá provavelmente descoberto o túmulo do apóstolo".
Hierápolis é hoje considerada Património Mundial da Unesco e conhecida também por “cidade sagrada”.
Originário da Galileia, Filipe foi um dos doze apóstolos, tendo viajado, após a morte de Jesus, para evangelizar as regiões da Ásia Menor.
Segundo documentos e testemunhos históricos, o apóstolo terá sido lapidado e depois crucificado pelos romanos.
As relíquias de São Filipe estão guardadas numa igreja de Roma, juntamente com as de São Tiago Menor; a festa litúrgica dos dois apóstolos é celebrada anualmente a 3 de maio."




São Filipe foi um  Apostolo de Cristo e  Mártir. Diz a tradição, através de Eusébio de Cesaréia, que era casado, tinha duas filhas e teria realizado muitos milagres, inclusive revivido - não ressuscitado, assim como com Lázaro - um defunto em Hierápolis.

Também diz a  tradição que Filipe pregou o Evangelho na Palestina, Grécia e na Ásia Menor, onde, se diz, morreu crucificado, conforme narramos acima, e, a seguir, apedrejado no ano 80 d.C. em  Hierápolis, na Frígia.
Filipe era natural de Betsaida, uma cidade da Galiléia (João 1:44).
De acordo com o Evangelho Segundo São João (1:43), diz-se que Filipe foi chamado por Jesus para ser seu seguidor e que foi ele quem apresentou Natanael a Cristo.
Não deve ser confundido com Filipe, o Evangelista, missionário citado no livro dos Atos dos Apóstolos.

Segunda Matéria Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário: