““Onde há Deus, há futuro": tema da viagem pastoral de Bento XVI à Alemanha, de 22 a 25 de Setembro. O programa oficial.
Fonte: Rádio Vaticana
(20/07/11) Divulgado o programa oficial da visita apostólica de Bento XVI à Alemanha, de 22 a 25 de Setembro. Pela terceira vez o Papa Ratzinger retorna ao seu país de origem, depois da viagem a Colónia, em Agosto de 2005, para a Jornada Mundial da Juventude, e a deslocação à Baviera, em Setembro do ano seguinte. Serão quatro dias intensos, tendo como tema “Onde há Deus, há futuro”. Quatro as etapas desta visita apostólica: Berlim, Erfurt, Etzelsbach e Freiburg.
O Papa iniciará sua viagem na capital alemã, onde chegará na manhã da quinta-feira, 22 de Setembro. Após a cerimónia de boas-vindas, no palácio de Bellevue e os encontros com o presidente Christian Wulff e a chanceler Ângela Merkel, de manhã, de tarde Bento XVI pronunciará um discurso no Parlamento, o Reichstag, e terá um encontro com representantes da comunidade hebraica. A concluir o dia, a celebração eucarística, no estádio olímpico.
Na sexta-feira, dia 23, encontros, o Papa encontra, ainda em Berlim, a comunidade muçulmana, partindo depois para Erfurt, onde, após uma visita à catedral de Santa Maria, Bento XVI terá um encontro com representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã, na sala do capítulo do Convento dos Agostinianos de Erfurt, onde viveu Lutero. De tarde, o Papa desloca-se, de helicóptero, a Etzelsbach, onde presidirá às Vésperas marianas, reentrando depois a Erfurt.
No sábado, 24, de manhã, ainda em Erfurt, Bento XVI celebra a Eucaristia na praça da catedral, partindo depois para Freiburg im Breisgau. Após a visita à catedral e uma saudação à população da cidade, o Papa terá diversos encontros: com o antigo Chanceler Helmut Khol, com os Seminaristas e com o Conselho da Comissão Central dos Católicos alemães. O dia concluirá com uma Vigília de Oração com os Jovens.
No domingo, 25 de Setembro, Bento XVI celebra a Missa numa zona aeroportual. De tarde, após o almoço com os membros da Conferência Episcopal Alemã, o Papa terá um colóquio com os Juízes do Tribunal Constitucional e, finalmente, na Sala de Concertos da cidade, preside a um Encontro com Católicos empenhados na Igreja e na sociedade. Ao fim da tarde, o regresso a Roma. Para o presidente da Conferência Episcopal Alemã, D. Robert Zollitsch, a visita do Papa “representará um momento importante na vida do país e da Igreja”, encorajando a comunidade católica e “o seu serviço aos homens e à sociedade”. “.
A finalidade da reprodução deste texto é para demonstrar o cumprimento das Promessas do Pai, que cada vez mais vai se estreitando. O Santo Padre estará nestes quatro dias, em contato com grupos de pessoas de grande importância para que se possibilite o diálogo mais enraizado sobre as realidades da Igreja Universal e a Sociedade.
A afirmação do Pontífice é bem interessante para estes tempos, quando Ele declara que “Onde há Deus, há futuro”, é como se dizer onde há água a vida. Como temos relatado neste blog, a proposta do mundo infelizmente não está incluindo a Pessoa do Criador, ao contrário, é proposta de carne e não de Espírito e, estas são antagônicas. Não há a possibilidade de agradar os dois “mundos” aos mesmo tempo, precisamos escolher o que é melhor para esta humanidade que hoje encontra-se sem perspectiva.
Acredito que estes quatro dias, por onde o Santo Padre irá passar, dará para sentir que há existência de “luz no fim do túnel” e, assim, por conseguinte, a humanidade possa ter um futuro melhor, incluindo o Altíssimo em sua vida. Esta sem dúvida é a proposta do Santo Padre e de cá ficamos nós intercedendo pelo êxito de sua viagem apostólica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário