SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nossa Senhora pede Oração, sacrifício e penitência. Como?

O MAIOR DOS SACRIFÍCIOS








Qual a diferença entre sacrificío e penitência?


O Sacrifício é uma renuncia voluntária, de um bem ou a um direito. Dizem que todo o homem tem direitos e obrigações, mas no momento, isto não vem ao caso, pois na verdade trata-se de uma deliberalidade da parte do renunciante. A título de exemplo, você tem direito a uma herança por morte de alguém, mas abrisse mão deste direito para e renuncia a favor de um irmão, ou mãe, inspirado pelo sentimento interior, vontade própria de abrir mão daquele direito, por amizade ou sentimento. É uma ação ou efeito de sacrificar voluntariamente.



Como posso atender ao pedido de Nossa Senhora? Preciso entender bem o que é penitência e ou que sacrifício.


O sacrifício pode ser: sacrifício de satisfação ou sacrifício de conciliação, existe, uma notável diferença entre os dois: o sacrifício de reconciliação torna Deus favorável ao pecador, ao passo que, pelo sacrifício de satisfação, resgatamos as penas temporais.

Todo pecado produz um duplo mal: o da "culpa" e o da "pena". A "culpa" faz-nos perder o favor de Deus e é perdoada pelo sacramento da Penitência. A "pena" poderia ser também remida, inteiramente, pela Confissão, mas, em geral, por causa da imperfeição com a qual se recebe este Sacramento e, talvez, devido a certas circunstâncias produzidas por nossos pecados, é somente remida em parte.

O importante é entender isto, tudo o que fica da pena devida ao pecado, podemos expiar, neste mundo, pela oração, por vigílias, jejuns, esmolas, peregrinações, recepção freqüente dos santos Sacramentos, e sobretudo, ganhando indulgências. Se morremos sem ter, completamente, satisfeito nossa dívida, iremos expiá-la no purgatório.

Em Fátima, Nossa Senhora Pergunta aos Pastorinhos: Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de suplica pela conversão dos Pecadores? Assim, com esta resposta ofereceram suas vidas para Deus.
O Sacrifício está intimamente ligado aos próprios sofrimentos, ao abandonar-se nas mães de Deus, mas o que é belo é quem experimenta, é que é na maioria das vezes em favor dos outros, chamados de sacrifícios expiatórios, sofrem por amor a Deus, sofrem por amor ao próximo, com o fito de reparar as ofensas cometidas contra o Coração de Jesus e de Maria, bem como todo tipo de ofensa a Trindade Santa. Aqui podemos incluir os sacrifícios pelas almas do purgatórios, guerras de maneira em geral, todo o tipo de contendas o sacrífico com sofrimento pode expiar.

Assim, nestes tempos o sacrifício pode ser um grande remédio, ante ao comportamento que o homem vem cometendo, as suas ações, cada vez mais se afastando da vontade de Deus e se lançando à favor do que a carne pede.
Nesta aparição Nossa Senhora pede Sacrificio e Penitência
Apesar de muitos não aderirem, a Cruz de Cristo, é o maior exemplo de Sacrifício, expiador, pois, Jesus não tinha pecado, ao contrário, foi por nós. Agora o Mestre , pela boca de Nossa Senhora, vem nos pedindo que façamos sacrifícios, como Ele fez. Assim o nosso sacrifício abranda o Coração de Jesus, pois participamos com Ele de forma a reparar as más condutas e, assim somos capazes de ser um Outro Cristo para os homens.

Já a Penitência é volta depois de uma queda. "...Eis-me aqui Senhor, pequeno, pecador, quero voltar aos teus braços, preciso de tua ajuda, quero confessar os meus pecados..." Mas, tudo isto por Amor a Deus, não por amor a si próprio ou por medo de ir para o inferno ou purgatório.
Como fala o Wikipédia, a penitência  são atos como: jejuns, vigílias, peregrinações que os fiéis — ou a Igreja — oferecem à  ao Pai Criador, como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados dentre os diversos ramos do cristianismo — de diferentes formas — com a finalidade de expiação dos pecados; tendo o significado de um sacrifício pessoal do fiel, pagando um pecado cometido, ou agradecendo uma graça recebida.

A penitência pode assumir variadas formas, nomeadamente a reparação proporcional do mal feito, a perseverança na oração e na prática das boas obras, a leitura e a meditação de passagens da Bíblia, a vigília, a auto-flagelação, o jejum e a esmola.

Antigamente, acreditavam que, com flagelações no próprio corpo, a alma seria libertada. Essa atitude demonstrava que a alma era mais importante do que o corpo humano.
Também chamado de confissão, é o sacramento pelo qual o fiel se reconcilia com Deus, obtendo o perdão pelos seus pecados. Primeiro ele deve fazer um exame de consciência, arrepender-se, e depois confessar-se. No caso da Igreja Católica a confissão é feita a um padre que, segundo a Igreja, tem o poder de perdoar em nome de Deus; por fim, cumprir a penitência que lhe é dada, assumindo o propósito de não mais pecar.

Esta matéria visa demonstrar a todos a importância da Eucaristia, sacrifício real do Cristo por nós, bem como, vivenciarmos o pedido da virgem santíssima. Oração, Sacrifício e Penitência.

Que a Graça, a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o Amor da Virgem estejam em nossos corações.

Nenhum comentário: