SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DIA 26 DE DEZEMBRO, DIA DE SANTO ESTEVÃO, ROGAI POR NÓS!



 
Santo Estêvão é o primeiro mártir do Cristianismo, conforme consideração de algumas igrejas, tais como, católicas, ortodoxa e anglicana. A sua festa é celebrada no dia 26 de dezembro.
 CATEDRAL DE SANTO ESTEVÃO - VIENA

Santo Estevão era um dos sete diáconos, escolhido pela própria igreja primitiva, conforme o Livro de  Atos dos Apóstolos, logo após a morte e Ressurreição de Jesus, sempre, pregando os ensinamentos de Cristo, à luz do Espírito colaborou na conversão de inúmeros  judeus, bem como gentios.
Segundo Étienne Trocmé, Estevão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os helenistas, já que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que separou do grupo dos doze apóstolos. Também eram conhecidos como o grupo dos 7.
Durante os primeiros século do cristianismo, o túmulo de Estêvão achou-se perdido, até que em 415 (talvez pela crescente pressão dos peregrinos que se deslocavam à Terra Santa), um certo padre, de nome Luciano, terá dito ter tido uma revelação onírica de onde se encontrava a tumba do mártir, algures na povoação de Caphar Gamala, a alguns quilômetros a Norte de Jerusalém. Fonte Wikipedia.


Liturgia dedicada a Santo Estevão.


Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 6,8-10; 7,54-59
Estou vendo o céu aberto
Naqueles dias, Estevão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estevão. Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão.


Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. E disse: "Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus". Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo.

 


As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: "Senhor Jesus, acolhe o meu espírito". - Palavra do Senhor.

 
SANTO ESTEVÃO - PEDRA ANGULAR


Salmo: 30(31),3cd-4.6 e 8ab.16bc e 17 (R. 6a)
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.


Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;
por vossa honra orientai-me e conduzi-me!


Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito,
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
Vosso amor me faz saltar de alegria,
pois olhastes para as minhas aflições.


Eu entrego em vossas mãos o meu destino;
libertai-me do inimigo e do opressor!
Mostrai serena a vossa face ao vosso servo,
e salvai-me pela vossa compaixão!


Evangelho segundo Mateus 10,17-22
Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos:


"Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações.


Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

 

O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo". - Palavra da Salvação.

ORAÇÃO A SANTO ESTEVÃO.


Glória a Santo Estêvão, diácono, cheio do Espírito de Deus! Glória a Santo Estevão que fostes o primeiro mártir do cristianismo, que morrestes vendo os céus abertos e perdoando os inimigos que vos apedrejavam. Que vosso sangue derramado abençoe meu coração, apagando as brasas das mágoas e ressentimentos! É Jesus quem me pede: «Amai vossos inimigos e fazei o bem a quem vos perseguem».

Santo Estêvão, dai-me olhos bons para ver todo o bem de meus inimigos, pois o bom Pai do céu envia o sol e chuva tanto para mim como para os que me prejudicaram. Dai-me forças para louvar a Deus pelas boas qualidades que também eles receberam do alto!

Desta forma, aquelas doenças físicas, que são frutos de mágoas e ressentimentos, desaparecerão como a névoa, diante do sol que desponta.

Dai-me força para que meu perdão se transforme em bênção para quem me prejudicou e o meu sono será tranqüilo e minha religião, verdadeira.

AMÉM.

Nenhum comentário: