SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SÃO SIMÃO APÓSTOLO, SANTO DE OUTUBRO E FEVEREIRO



No dia 28 de Outubro a Igreja festeja o dia de São Simão, bem como no dia 18 de fevereiro. 
Faremos outra postagem para esta mesma data, com outro grande santo da Igreja, São Judas Tadeu, seu irmão.




Este é verdadeiramente um dos parentes de Jesus, que os Evangelistas narram. Há palavras em nosso vocabulário que não constam no vernáculo de alguns países do mundo, exemplo: "primo". Na língua portuguesa quando chamamos um primo, sabemos que este é filho ou filha de meu tio ou de minha tia, mas em outras nações, a palavra primo, não há tradução, lembrem no Evangelho de Lucas, lá nos capítulos 1 e 2, que fala da genealogia de Jesus, fala de Isabel como parenta de Maria, se fosse no Brasil, saberíamos bem definir qual o grau de parentesco. Observemos no caso de São Simão, aqui em nosso país, São Simão falamos que ele é primo de Jesus, que não há tradução para a palavra primo e, sim seria chamado de parente ou irmão de Jesus.

Quando se estuda Direito Romano, vemos a figura do "Pater Familie", este é o Pai de todos, enquanto este estiver vivo, será sem o Pai, ele pode ter bisneto, tataraneto, com seus respectivos pais, mas para o povo daquela época, naquele tempo, não era assim.


Vemos bem este exemplo quando falamos da genealogia de São Simão Apóstolo.





São Simão era filho de Cleophas e Maria, pessoas que conhecemos nos Evangelhos. O seu pai Cleophas era irmão de São José e sua mãe era irmã da Virgem Maria, ou seja,  Jesus era primo de São Simão pelos dois lados, ou seja, pelo lado de sua mãe e de seu pai, mas para aquele povo ele é irmão ou parente de Jesus. Esta é uma das provas que Jesus não tinha irmão consanguíneo e sim parentes.

Há indícios de que este Simão tenha sido o mesmo que é apontado como sendo irmão de São Tiago Menor e claro, também irmão de São Judas Tadeus. 


Preocupação dos Parentes de Jesus Marcos 3,20-30

Outra versão de modernos escolares diz que talvez tenha havido dois com o nome de Tiago, um filho de Alphaeus e um dos 12 apóstolos; e o outro o "irmão de Jesus", que seria um primo em primeiro grau ou um filho de José do seu primeiro casamento. Estudiosos sustentam que José era viúvo quando foi escolhido para se casar com a Virgem Maria e ser o pai de Jesus; e tinha vários filhos sendo um deles de nome Simão.(Judas, Justus, Tiago e Simão e as filhas Assia e Lídia).

Alguns especialistas acham Simão era o noivo do casamento no qual Jesus transformou a água em vinho.(Bodas de Cana).

Também chamado de Canaanite (Mt10:4;Mc3:18) ele era um dos apóstolos e foi mencionado varias vezes no Novo Testamento. Conhecido como o Zeloso (Luc 6:15 e Atos1:13) por sua dura obediência lei dos judeus, Simão foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Foi bispo em Jerusalém.

É dito ainda que foi avisado por um anjo da e destruição de Jerusalém em 66 DC e levou os cristãos para a cidade de Pella e lá ficaram até seu retorno seguro em 70. Euzebius e Epiphanius asseguram que a Igreja floresceu em Pella e multidões de judeus foram convertidos pelo grande número de prodígios e milagres de São Simão.

Segundo a tradição durante as perseguições de Atticus sob as ordens do Imperador Trajano em 107 Simão foi preso torturado e crucificado e teria 102 ou 120 anos na época. Atticus e os executores teriam expressado admiração pela força e fé de Simão durante o seu martírio. Teria sido morto na Pérsia. Parece que no final teria sido serrado ao meio.

Outra versão inclui a assertiva de que ele teria morrido calmamente em Edessa, com 106 anos e governado a igreja durante 43 anos.

Na arte litúrgica da Igreja ele é representado segurando um peixe ou uma serra ou com em um barco segurando um remo.

Ver Imagem

Sua festa é celebrada no dia 18 de fevereiro e
em algumas regiões junto com seu irmão, São Judas Tadeu, em 28 de outubro.

Nenhum comentário: