SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

domingo, 30 de outubro de 2011

FESTAS E DIAS DOS SANTOS DO MÊS DE NOVEMBRO

Que a Graça de Deus e a intercessão dos Santos, estejam sobre vocês, meu irmãos, minha irmãos!

__________________________________________________

DIA -  1º

TODOS OS SANTOS


Celebrada já no século V como festa de Todos os Mártires. Posteriormente se deu à festa um caráter mais universal, sendo fixada neste dia. É a comemoração da Igreja Triunfante, formada por todos os bem-aventurados, mesmo os não-canonizados, que já gozam da glória eterna.



DIA - 2

COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS
Comemoração da Igreja Padecente, formada pelas numerosas almas que sofrem no Purgatório. “Aos que visitarem o cemitério e rezarem pelos defuntos, concede-se umaIndulgência Plenária, só aplicável aos defuntos; diariamente, do dia 1° ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano,Indulgência Parcial (Enchir. Indulgentiarum, nº 13)”.




DIA - 3

São Martinho de Porres, Confessor


+ Lima, 1639. Mestiço, descendente de cruzados pelo lado paterno, sua mãe era uma escrava liberta. Entrou como “doado” para um dos conventos dominicanos de Lima, onde levou uma vida extraordinária pela humildade, penitência, caridade e dom de milagres. 



DIA - 4
São Carlos Borromeu, Bispo e Confessor


+ Milão, 1584. Cardeal aos 21 anos, depois arcebispo de Milão, seu ideal de episcopado foi realizado plenamente em sua arquidiocese mediante as reformas do Concílio de Trento. Faleceu aos 46 anos, sendo considerado uma das figuras exponenciais da Contra-Reforma.
DIA - 5

Santos Zacarias e Isabel, pais do Precursor, São João Batista 

+ Palestina, séc. I. Sua fé mereceu-lhes, já na velhice, gerar aquele que prepararia os caminhos do Salvador.



DIA - 6

São Nuno Álvares Pereira, Confessor

 
+ Lisboa, 1431. Armado cavaleiro aos 13 anos, Condestável de Portugal aos 25, a ele D. João I deveu seu trono, e Portugal sua independência, pela retumbante vitória em Aljubarrota.

DIA - 7 

São Vilibrardo, Bispo e Confessor


+ Alemanha, 739. Nascido na Irlanda, foi sagrado bispo de Echternach, de onde seus missionários partiam para evangelizar a Renânia. Seu zelo chegou até a Dinamarca.

DIA - 8

São Claro, Confessor

+ Tours, 386. Pertencente a família de alta nobreza, foi ordenado sacerdote ainda jovem, deixando tudo para ir viver junto ao grande bispo de Tours, São Martinho.


DIA - 9

Dedicação da Basílica de São João de Latrão, Roma
Catedral dos bispos de Roma, foi das primeiras basílicas dedicadas por Constantino ao culto cristão, consagrada por São Silvestre em 324.

DIA - 10

São Leão I Magno, Papa, Confessor e Doutor da Igreja
+ Roma, 461. Governando a Igreja por 21 anos durante a invasão dos bárbaros, lutou contra os hereges eutiquianos e donatistas, deteve o huno Átila às portas de Roma, defendeu intrepidamente os direitos da Sé Apostólica, incrementou e deu novo esplendor às cerimônias litúrgicas. Por tudo isso, recebeu da posteridade o título de “Magno”.

DIA - 11

São Martinho de Tours, Bispo e Confessor

+ Candes (França), 397. Originário da Hungria, seus pais eram pagãos. Já como soldado imperial, foi batizado aos 18 anos e tornou-se discípulo de Santo Hilário de Poitiers. Como bispo de Tours, sua atividade pastoral foi infatigável e fecunda, sendo considerado um dos apóstolos das Gálias.

DIA - 12

São Josafá, Bispo e Mártir
+ Vitebsk (Rússia Branca), 1623. Bispo de Polozk, na Polônia. “Em ódio da unidade e verdade católica, foi cruelmente trucidado pelos cismáticos” (do Martirológio).
DIA - 13

Santo Estanislau Kostka, Confessor

+ Roma, 1567. Pertencente a uma das mais nobres famílias da Polônia, sua vida foi palmilhada de maravilhas. Recebido por São Pedro Canísio no noviciado da Companhia de Jesus na Alemanha, foi enviado a Roma e paternalmente acolhido por São Francisco de Borja.

DIA - 14

São José Pignatelli, Confessor 

+ Roma, 1811. Nobre espanhol de origem italiana, entrou aos 15 anos para a Companhia de Jesus. Ordenado sacerdote, dedicou-se ao magistério e ministérios apostólicos.

DIA - 15

Santo Alberto Magno, Bispo e Doutor da Igreja
+ Colônia (Alemanha), 1280. Pouco dotado para o estudo, mas grande devoto de Maria, d'Ela recebeu a ciência que lhe valeu de seus contemporâneos o título de Doutor Universal. Foi professor de Santo Tomás de Aquino.

DIA - 16

Santa Gertrudes, Virgem



DIA - 17

Santa Isabel da Hungria, Viúva

+ Turíngia, 1231. Filha do rei da Hungria, casada com o duque da Turíngia, enviuvou aos 20 anos com três filhos. Sem recursos, abandonada e perseguida pelos parentes do marido após a morte deste, ofereceu seus serviços a um hospital de leprosos, falecendo na paciência, pobreza e humilhação aos 24 anos de idade.
DIA - 18

Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
Na primeira, localizada no Vaticano, encontra-se o túmulo de São Pedro, o primeiro Papa; a segunda, na Via Óstia, foi construída no local do sepultamento de São Paulo.

DIA - 19

Santos Roque González e Companheiros, Mártires
+ Rio Grande do Sul, 1628. Missionários jesuítas que evangelizaram a região das Missões. Na de Caaró (RS), quando o Pe. Roque terminava a missa, índios sublevados pelo pajé partiram-lhe a cabeça com a clava. O mesmo fizeram com o Pe. Afonso Rodríguez. O Pe. Juan del Castillo tinha sido martirizado anteriormente, na missão de Pirapó.

DIA - 20

São Félix de Valois, Confessor

+ Cerfroid (França), 1212. Da família real francesa, distinguiu-se desde cedo pela imensa caridade para com pobres e desvalidos. Fundou com São João da Mata a Ordem da Santíssima Trindade, para a libertação dos cativos entre os mouros, um dos mais graves problemas da época.

DIA - 21

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA




DIA - 22

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Festa instituída em 1925 por Pio XI, para proclamar a realeza social de Nosso Senhor Jesus Cristo.

DIA - 23

São Clemente I, Papa e Mártir

+ Roma, séc. I. Terceiro sucessor de São Pedro, conheceu os Apóstolos e conviveu com eles. Sua carta dirigida aos Coríntios é documento fundamental para comprovar as teses do primado universal do Bispo de Roma e da constituição hierárquica da Igreja.

DIA - 24

Santos André Dung-Lac e Companheiros, Mártires
+ Vietnã, séc. XVI. Vietnamitas “convertidos pelos missionários dominicanos que haviam começado a evangelizar a região, foram martirizados sob a acusação de estarem introduzindo no país uma religião estranha” (do Martirológio Romano).

DIA - 25

Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir

+ Séc. IV. Uma das santas mais populares dos primeiros séculos, aos 17 anos tinha recebido o dom da sabedoria, de tal maneira que era tida como a mais sábia das jovens do Império.

DIA - 26

São Pedro de Alexandria, Bispo e Mártir
+ 311. “O historiador Eusébio saudava-o como um desses pastores divinos pela vida virtuosa e por sua sagrada eloqüência. Foi uma das últimas vítimas das perseguições romanas” (do Martirológio Romano).

DIA - 27

FESTA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Santa Catarina Labouré, Virgem
+ Paris, 1876. Recebeu de Nossa Senhora a revelação da Medalha Milagrosa, que tantas graças, conversões e milagres tem obtido em todo o mundo.

DIA - 28

Santo Estêvão e Companheiros, Mártires
+ Constantinopla, 764. Monge do Mosteiro de Studios, foi martirizado com centenas de outros companheiros por terem defendido o culto às imagens.

DIA - 29

São Francisco Antonio Fasani, Confessor 


+ Itália, 1742. Franciscano no convento dos Frades Menores Conventuais de Lucera, doutorou-se em Teologia, tornando-se exímio pregador, diretor de almas, conselheiro, defensor dos pobres e humildes.

DIA - 30

Santo André Apóstolo, Mártir
+ Séc. I. Irmão de São Pedro, foi dos primeiros discípulos de Jesus. Pregou o Evangelho na Ásia Menor e nos Bálcãs, onde foi crucificado numa cruz em X (Cruz de Santo André). É o patrono das vocações.




* * *

Nenhum comentário: