SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Até aonde vai a ignorância entre os irmãos.

O Evangelista São Lucas no Capítulo 2,  nos Versículos 34 e 35 disse: "34 Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições35 a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma". Sabemos que o homem, vamos assim dizer "do mundo moderno", tem cada vez mais os seus gostos diferenciados, em vários aspectos de sua vida cotidiana, como ser social, religioso, pais de família, etc..., mas nenhum destes aspectos deveriam ser causa de queda nos relacionamentos com o próximo, ao contrário, deveria trazer mais unidade entre os mesmos. Na sociedade o homem busca galgar espaços e não importa quem está no seu derredor; na Igreja, aonde vive "irmãos", muitas das vezes vemos Cristãos, em nome de Deus, agindo em causa própria, desprestigiando o seu próximo, totalmente ao avesso dos ensinamentos bíblicos; na vida familiar sentimos muitas das vezes a insídia do inimigo de Deus tentando arrasar com a Igreja doméstica, tão querida pelo Criador, com o nosso consentimento.E, então, falemos no lazer, aonde o homem e a mulher poderiam se descontrair, buscar forças para a batalha do dia a dia, o Ser Criado a  imagem e semelhança de Deus, hoje, "o  Ser mais instruído", é capaz de lutar contra, no sentido mais intríseco da palavra, o seu irmão da maneira mais feroz possível, a ponte de retirá-lo da convivência humana,  como nos tempos primitivos, nas filmagens abaixo podemos ter a dimensão destas atitudes.
O que justifica estas ações do homem. Talvez, nem mesmo São Lucas quando escreveu o texto supramencionado teria idéia de que o homem agiria desta forma. Precisamos buscar Deus enquanto ele se deixa alcançar e parece que cada dia mais o homem vai se afastando, por sua própria vontade. No Salmo 118, há passagens que nos permite entender qual são os desígnos de Deus para cada homem, exemplo: "1 Salmo. Felizes aqueles cuja vida é pura, e seguem a lei do Senhor. 2 Felizes os que guardam com esmero seus preceitos e o procuram de todo o coração; 3 e os que não praticam o mal, mas andam em seus caminhos. 4 Impusestes vossos preceitos, para serem observados fielmente; oxalá se firmem os meus passos na observância de vossas leis. 6 Não serei então confundido, se fixar os olhos nos vossos mandamentos".  Assim, como em todo o  Salmo 118,  observamos o desejo do salmista em cumprir as leis do Senhor e  hoje, vemos o homem tão afastado do anseio de cumprir  Seus decretos, que na verdade é para proveito nosso, vemos o homem agindo como animal irracional. Que coração é este o nosso?Que sejamos capazes de refletir bem sobre nossos comportamentos, pois nestes dias as notícias dos esportes estão manchadas pelas mortes de torcedores em partidas de futebol. Saiamos verdadeiramente desta proposta do mundo e embarquemos numa perspectiva de novos dias para a humanidade, a começar, talvez,  pela nossa maneira de disputa, pois : "Em seu coração está gravada a lei de Deus; não vacilam os seus passos" (Salmo 37, 31), bem como o próprio Jesus mesmo nos ensina, no Evangelho de São Mateus, 6,21: "Porque onde está o teu tesouro, lá também está
o teu coração." Que futuro há no homem que retira a vida de seu irmão, por causa de um time de futebol? Se o homem não voltar, verdadeiramente  seu coração para Deus, a vida comunitária ficará cada vez mais difícil. Qual na verdade é o pensamento do meu coração? Ou Qual é a chave que eu mesmo permito para abrir o meu coração?

Nenhum comentário: