SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

quinta-feira, 17 de maio de 2012

PRECISO PERDOAR.

Ontem estive em uma reunião com os jovens de minha paróquia e, falávamos sobre a necessidade de perdoar.

Quando indaguei se havia pessoas que tinham dificuldades de perdoar, elas faziam comentários e explicando sobre as suas dificuldades para perdoar, porque que era difícil perdoar.
Eram em torno de 40 jovens, sendo certo, que a maioria deles tinham esta dificuldade de perdoar e, estes relatavam que a dificuldade estava no relacionamento com outros jovens, colegas de turma.
Na medida que decorríamos sobre o assunto vimos, no fundo que aquela juventude teria uma grande dificuldade de perdoar, mas não notavam que havia outras áreas de suas vidas que também, precisariam trabalhar o perdão, no convívio familiar, relação com parentes, escola com professores, até mesmo dificuldade de perdoar o próprio Deus.

Na medida que fomos adentrando nestes temas mais profundo, notamos que os semblantes foram mudando e por conseguinte, iam se abrindo mais a ação do Espírito Santo, permitindo que o Mestre pudesse adentrar mais em seus subconscientes e livrá-los de muitas prisões.
Foi um momento impar vendo Jesus agir no meio daquela juventude, demonstrando todo Seu Amor e, perdoando aqueles que sentiam a necessidade de perdoar.
No decorrer do Amor de Deus,notamos sentimentos ocasionados por situação de inferioridade, quando foram desprestigiadas na infância, notamos também, muito sentimento de rejeição e que naquele instante , Senhor Jesus estava lançando o Seu Amor Misericordioso e tocando em todas as áreas de suas vidas.

Na verdade não sabiam onde está a raiz dos problemas cotidianos, que a falta de perdão, causa verdeiros traumas, inibindo o seu crescimento na fé, no cumprimento dos mandamentos e no amor ensinado por Cristo Jesus.

Existe alguns textos bíblicos que nos ensina bem a melhor maneira de perdoar.
A começar gostaria de dizer que a maior graça que Deus Pai pode dar a nós, é a Graça do Perdão, que nos ensina esta verdade de fé é o saudoso Padre Rufus, falecido no dia 02 de maio de 2012.

O Livro do Eclesiástico nos ensina.

No Capítulo 28

1. Aquele que quer vingar sofrerá a vingança do Senhor, que guardará cuidadosamente os seus pecados. 
2. Perdoa ao teu próximo o mal que te fez, e teus pecados serão perdoados quando o pedires. 
3. Um homem guarda rancor contra outro homem, e pede a Deus a sua cura! 
4. Não tem misericórdia para com o seu semelhante, e roga o perdão dos seus pecados! 
5. Ele, que é apenas carne, guarda rancor, e pede a Deus que lhe seja propício! Quem, então, lhe conseguirá o perdão de seus pecados? 
6. Lembra-te do teu fim, e põe termo às tuas inimizades, 
7. pois a decadência e a morte são uma ameaça (para aqueles que transgridem) os mandamentos. 
8. Lembra-te do temor a Deus, e não fiques irado contra o próximo. 
9. Lembra-te da aliança com o Altíssimo, e passa por cima do erro que o teu próximo cometeu inadvertidamente
10. Evita a desavença e diminuirás os pecados.


Assim amados, devemos observar o que nos ensina a palavra de Deus sobre a necessidade de perdoar. O Perdão nos faz novas criaturas, capazes de amara cada vez mais, até mesmo quem nos odeiam.

Em outra passagem, já no  novo testamento, no Livro de Mateus no Capítulo 18.

 "...15.Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão.16.Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas.17.Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano.18.Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu.19.Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus.20.Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.21.Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?22.Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete...."

Neste texto, pelo ensinamento do próprio Senhor, vemos o quanto é vital a necessidade de perdoar e, sem medidas, ou seja, perdoar sempre.
É desta forma que Jesus espera que observemos o ensinamento do Pai e, vivendo num mandamento de amor recíproco, seremos capaz de estar diante de Deus.
E vos falo, que age ao contrário guardando ódio em seu coração, corre um grave risco de perder a vida eterna em Deus.
Saber pedir Desculpas..... Saber perdoar....
Assim, por meio desta postagem, neste tempo Pascal, convido a todos os que leem esta matéria a dar o perdão para os que lhes ofenderam.
Não durma com o inimigo, não dê lugar ao demônio, nos ensina Paulo.




Nenhum comentário: