SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

terça-feira, 15 de novembro de 2011

NOVENA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS


 DIA DE 18 A 26 DE NOVEMBRO DATA PROPICIA PARA FAZERMOS A NOVENA DA VIRGEM IMACULADA DAS GRAÇAS E NO DIA 27 DE NOVEMBRO FESTEJAR A SUA APARIÇÃO.





Ato de Contrição- Meu bom Jesus que por mim morrestes na cruz, tende piedade de mim, perdoai os meus pecados e dai-me a graça de nunca mais pecar.




1º Dia - 1º Aparição - Contemplamos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça guiada por seu Anjo da Guarda é apresentada a Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes, como Santa Catarina, se trabalharmos com ardor na nossa santificação.


Dia: 18/11/2011- Sexta - Feira
Primeira LeituraAtos dos Apóstolos 28, 11-16.30-31

XXXIII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do primeiro livro dos Macabeus - Naqueles dias, 11Ao termo de três meses, embarcamos num navio de Alexandria, que havia passado o inverno na ilha. Este navio levava por insígnias os Dióscuros. 12Fizemos escala em Siracusa, onde ficamos três dias. 13De lá, seguindo a costa, atingimos Régio. No dia seguinte, soprava o vento sul e chegamos em dois dias a Pozzuoli.14Ali encontramos irmãos que nos rogaram que ficássemos na sua companhia sete dias. Em seguida, nos dirigimos a Roma. 15Os irmãos de Roma foram informados de nossa chegada e vieram ao nosso encontro até o Foro de Ápio e as Três Tavernas. Ao vê-los, Paulo deu graças a Deus e se sentiu animado. 16Chegados que fomos a Roma, foi concedida licença a Paulo para que ficasse em casa própria com um soldado que o guardava. 30Paulo permaneceu por dois anos inteiros no aposento alugado, e recebia a todos os que vinham procurá-lo. 31Pregava o Reino de Deus e ensinava as coisas a respeito do Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade e sem proibição. - Palavra do senhor.


Salmo Responsorial(97)

REFRÃO: O Senhor fez conhecer seu poder salvador / e, ás nações, sua justiça.
1. O Senhor fez conhecer a sua salvação. Manifestou sua justiça à face dos povos. Lembrou-se de sua bondade e de sua fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvação de nosso Deus. - R.
2. Aclamai o Senhor, povos todos da terra; regozijai-vos, alegrai-vos e cantai. - R.
3. Com a tuba e a trombeta elevai aclamações na presença do Senhor rei. - R.


Evangelho: Mateus 14, 22-33


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,22Logo depois, Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar antes dele para a outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 23Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite,24Entretanto, já a boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. 26Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! disseram eles, soltando gritos de terror. 27Mas Jesus logo lhes disse: Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! 28Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! 29Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. 30Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! 31No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? 32Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou. 33Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus. - Palavra da salvação.



Súplica a Nossa Senhora - Ó Imaculada, Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe ao contemplar-nos de braços derramando graças sobre os que vos pedem cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor durante esta Novena as nossas prementes necessidades...( um instante de silêncio ).



Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa este favor que confiantes vos solicitamos para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso nome e bem de nossas almas e para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos a coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém




– Rezar 03 Ave-Marias.

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.





Oração Final - Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e de espírito a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.


2º Dia - Lágrimas de Maria - Contemplemos Maria, chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o Coração de seu Filho seria ultrajado, a cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participaremos no fruto de suas lágrimas.


Dia: 19/11/2011 - Sábado

Primeira Leitura: 1º Macabeus 6, 1-13



SANTOS ROQUE, AFONSO E JOÃO
PRESBÍTEROS E MÁRTIRES
(vermelho, pref. comum ou dos mártires - ofício da memória)



Leitura do primeiro livro dos Macabeus- Naqueles dias, 1Enquanto percorria as províncias superiores, soube o rei Antíoco que na Pérsia, em Elimaida, havia uma cidade famosa por suas riquezas, sua prata e ouro. 2Seu templo, extremamente rico, possuía véus de ouro, escudos, couraças e armas, abandonados ali por Alexandre, filho de Filipe, rei da Macedônia, que foi o primeiro a reinar sobre a Grécia. 3Dirigiu-se ele para essa cidade, com a finalidade de tomá-la e pilhá-la, mas foi em vão, porque os habitantes haviam sido prevenidos. 4Eles se aprontaram para lhe resistir e ele teve que voltar de lá, para alcançar Babilônia com grande humilhação. 5E eis que, na Pérsia, um mensageiro veio dizer-lhe que as tropas enviadas à Judéia tinham sido derrotadas, 6e que Lísias, tendo partido a princípio com um poderoso exército, havia fugido na presença dos judeus, os quais haviam aumentado ainda suas forças com armas e tropas e se tinham enriquecido com todo o material raptado de seus campos devastados. 7Eles tinham também destruído a abominação edificada por ele sobre o altar, em Jerusalém, e haviam cercado o templo com altas muralhas, como outrora, assim como a cidade de Betsur. 8Ouvindo essas novas, o rei ficou irado e profundamente perturbado. Atirou-se à cama e caiu doente de tristeza, porque os acontecimentos não tinham correspondido à sua expectativa. 9Passou assim muitos dias, porque sua mágoa se renovava sem cessar, e pensava na morte. 10Mandou chamar todos os seus amigos e lhes disse: O sono fugiu dos meus olhos e meu coração desfalece de tristeza. 11Eu repito para mim mesmo: Em que aflição fui eu cair e a que desolação fui eu reduzido até o presente, eu que era bom e querido no tempo de meu poder? 12Mas agora eu me lembro dos males que causei em Jerusalém, de todos os objetos de ouro e de prata que saqueei, e de todos os habitantes da Judéia que exterminei sem motivo. 13Reconheço que foi por causa disso que todos esses males me fulminaram, e agora morro de tristeza numa terra estrangeira. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(9)

REFRÃO: Cantarei deglória, ó Senhor, pois me livrastes!
1. Eu vos lovarei,senhor,de todo coração,todas as maravilhas narrarei. Em vós eu estremoço de alegria,cantarei vosso nome,ó altíssimo! - R.
2. Porque meus inimigos recuaram,fraquejaram,pereceram ante a vossa face. - R.
3. Com efeito,perseguistes as nações,destruistes o ímpio;apagastes,para sempre,o seu nome. - R.
4. Caíram as nações no fosso que cavaram;prenderam-se seus pés na armadilha que armaram. - R.
5. O pobre,porém,não ficará no eterno esquecimento nem a esperança dos aflitos será frustrada para sempre. - R.


Evangelho: Lucas 20, 27-40


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,27Alguns saduceus - que negam a ressurreição - aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: 28Mestre, Moisés prescreveu-nos: Se alguém morrer e deixar mulher, mas não deixar filhos, case-se com ela o irmão dele, e dê descendência a seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos, o primeiro dos quais tomou uma mulher, mas morreu sem filhos. 30Casou-se com ela o segundo, mas também ele morreu sem filhos. 31Casou-se depois com ela o terceiro. E assim sucessivamente todos os sete, que morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, de qual deles será a mulher? Porque os sete a tiveram por mulher. 34Jesus respondeu: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, 35mas os que serão julgados dignos do século futuro e da ressurreição dos mortos não terão mulher nem marido. 36Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados. 37Por outra parte, que os mortos hão de ressuscitar é o que Moisés revelou na passagem da sarça ardente (Ex 3,6), chamando ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó . 38Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos; porque todos vivem para ele. 39Alguns dos escribas disseram, então: Mestre, falaste bem. 40E já não se atreviam a fazer-lhe pergunta alguma. - Palavra da salvação.









3º Dia - Proteção de Maria - Contemplemos nossa Imaculada Mãe, dizendo em suas aparições a Santa Catarina: " Eu mesma estarei convosco, não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças. Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades.



Dia: 20/11/2011 - Domingo
Primeira Leitura: Ezequiel 34, 11-12.15-17



NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO
(branco, glória, creio, prefácio próprio - II semana do saltério)


Leitura da profecia de Ezequiel - 11Pois eis o que diz o Senhor Javé: vou tomar eu próprio o cuidado com minhas ovelhas, velarei sobre elas. 12Como o pastor se inquieta por causa de seu rebanho, quando se acha no meio de suas ovelhas tresmalhadas, assim me inquietarei por causa do meu; eu o reconduzirei de todos os lugares por onde tinha sido disperso num dia de nuvens e de trevas. 15Sou eu que apascentarei minhas ovelhas, sou eu que as farei repousar - oráculo do Senhor Javé. 16A ovelha perdida eu a procurarei; a desgarrada, eu a reconduzirei; a ferida, eu a curarei; a doente, eu a restabelecerei, e velarei sobre a que estiver gorda e vigorosa. Apascentá-las-ei todas com justiça. 17Quanto a vós, minhas ovelhas, eis o que diz o Senhor Javé: vou julgar entre ovelha e ovelha, vou julgar os carneiros e os bodes. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(22)

REFRÃO: O Senhor é o pastor  que me conduz; / não me falta coisa alguma.
1. Salmo de Davi. O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, - R.
2. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. - R.
3. Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias. - R.


Segunda Leitura: 1º Coríntios 15, 20-26.28


Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios - Irmãos, 20Mas não! Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram!21Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos. 22Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. 23Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda.24Depois, virá o fim, quando entregar o Reino a Deus, ao Pai, depois de haver destruído todo principado, toda potestade e toda dominação. 25Porque é necessário que ele reine, até que ponha todos os inimigos debaixo de seus pés. 26O último inimigo a derrotar será a morte, porque Deus sujeitou tudo debaixo dos seus pés. 28E, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho renderá homenagem àquele que lhe sujeitou todas as coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos. - Palavra do Senhor.


Evangelho: Mateus 25, 31-46


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,31Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. 32Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.33Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. 37Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?38Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?39Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?40Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. 41Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. 42Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes. 44Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos? 45E ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. 46E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna. - Palavra da salvação.

                                                                                                 




4º Dia - 2º Aparição - Estando Catarina Labouré em oração a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal; nesta aparição vemos seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor!



Dia: 21/11/2011  -  Segunda - Feira
Primeira Leitura: Zacarias 2, 14-17



APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA
(branco, pref.de Maria - ofício da memória)


Leitura da profecia de Zacarias - 14Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor. 15Naquele dia se achegarão muitas nações ao Senhor, e se tornarão o meu povo: habitarei no meio de ti, e saberás que fui enviado a ti pelo Senhor dos exércitos. 16O Senhor possuirá Judá como seu domínio, e Jerusalém será de novo (sua cidade) escolhida. 17Toda criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge de sua santa morada. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(Lc 1)

REFRÃO: O poderoso fez por mim maravilhas / e santo é o seu nome.
1. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, - R.
2. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. - R.
3. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. - R.
4. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. - R.
5. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. - R.


Evangelho: Mateus 12, 46-50


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,46Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar. 47Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te. 48Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? 49E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.50Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. - Palavra da salvação.



5º Dia - As Mãos de Maria - Contemplemos, hoje, Maria, desprendendo de suas mãos raios luminosos. "Estes raios, disse ela, são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que me pedem e aos que trazem com fé minha medalha".
Não desperdicemos tantas graças! Peçamos com fervor, humildade e perseverança, e Maria Imaculada no-las alcançará.



Dia: 22/11/2011 - Terça - Feira
Primeira Leitura: Daniel 2, 31-45




SANTA CECÍLIA
VIRGEM E MÁRTIR
(vermelho, pref.comum ou dos santos - ofício da memória)


Leitura da profecia de Daniel - Naqueles dias, 31Senhor: contemplavas, e eis que uma grande, uma enorme estátua erguia-se diante de ti; era de um magnífico esplendor, mas de aspecto aterrador. 32Sua cabeça era de fino ouro, seu peito e braços de prata, seu ventre e quadris de bronze, 33suas pernas de ferro, seus pés metade de ferro e metade de barro.34Contemplavas (essa estátua) quando uma pedra se descolou da montanha, sem intervenção de mão alguma, veio bater nos pés, que eram de ferro e barro, e os triturou. 35Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram com a mesma pancada reduzidos a migalhas, e, como a palha que voa da eira durante o verão, foram levados pelo vento sem deixar traço algum, enquanto que a pedra que havia batido na estátua tornou-se uma alta montanha, ocupando toda a região. 36Eis o sonho. Agora vamos dar ao rei a interpretação. 37Senhor: tu que és o rei dos reis, a quem o Deus dos céus deu realeza, poder, força e glória; 38a quem ele deu o domínio, onde quer que habitem, sobre os homens, os animais terrestres e os pássaros do céu, tu és a cabeça de ouro. 39Depois de ti surgirá um outro reino menor que o teu, depois um terceiro reino, o de bronze, que dominará toda a terra. 40Um quarto reino será forte como o ferro: do mesmo modo que o ferro esmaga e tritura tudo, da mesma maneira ele esmagará e pulverizará todos os outros.41Os pés e os dedos, parte de terra argilosa de modelar, parte de ferro, indicam que esse reino será dividido: haverá nele algo da solidez do ferro, já que viste ferro misturado ao barro. 42Mas os dedos, metade de ferro e metade de barro, mostram que esse reino será ao mesmo tempo sólido e frágil. 43Se viste o ferro misturado ao barro, é que as duas partes se aliarão por casamentos, sem porém se fundirem inteiramente, tal como o ferro que não se amalgama com o barro. 44No tempo desses reis, o Deus dos céus suscitará um reino que jamais será destruído e cuja soberania jamais passará a outro povo: destruirá e aniquilará todos os outros, enquanto que ele subsistirá eternamente. 45Foi o que pudeste ver na pedra deslocando-se da montanha sem a intervenção de mão alguma, e reduzindo a migalhas o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. Deus, que é grande, dá a conhecer ao rei a sucessão dos acontecimentos. O sonho é bem exato, e sua interpretação é digna de fé. - Palavra do Senhor.



Salmo Responsorial(Dn 3)

REFRÃO: Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
1. Obras do Senhor, bendizei todas o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
2. Céus, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
3. Anjos do Senhor, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
4. Águas e tudo o que está sobre os céus, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
5. Todos os poderes do Senhor, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.


Evangelho: Lucas 21, 5-11


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,5Como lhe chamassem a atenção para a construção do templo feito de belas pedras e recamado de ricos donativos, Jesus disse: 6Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído.7Então o interrogaram: Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir? 8Jesus respondeu: Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e ainda: O tempo está próximo. Não sigais após eles. 9Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim. 10Disse-lhes também: Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino. 11Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu. - Palavra da salvação.




6º Dia - 3º Aparição - Contemplemos Maria, aparecendo à Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, e mandando cunhar uma medalha, prometendo a todos que a trouxerem com devoção e amor, muitas graças. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha e como escudo, ela nos protegerá nos perigos.


Dia: 23/11/2011 - Quarta - Feira
Primeira Leitura: Daniel 5, 1-6.13-14.16-17.23-28


XXXIV SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia)



Leitura da profecia de Daniel - Naqueles dias, 1O rei Baltazar deu uma festa para seus mil nobres, em presença dos quais pôs-se a beber vinho. 2Excitado pela bebida, mandou trazer os vasos de ouro e de prata que seu pai Nabucodonosor tinha arrebatado ao templo de Jerusalém, a fim de que o rei, seus nobres, suas mulheres e suas concubinas deles se servissem para beber. 3Trouxeram então os vasos de ouro que tinham sido arrebatados ao templo de Deus em Jerusalém. O rei, seus nobres, suas mulheres e suas concubinas beberam neles 4e, depois de terem bebido vinho, entoaram o louvor aos deuses de ouro e prata, bronze, ferro, madeira e pedra. 5Ora, nesse momento, eis que surgiram dedos de mão humana a escrever, defronte do candelabro, no revestimento da parede do palácio real. O rei, à vista dessa mão que escrevia, 6mudou de cor; pensamentos tétricos assaltaram-no; os músculos de seus rins relaxaram-se e seus joelhos entrechocaram-se. 13Daniel foi então introduzido diante do rei, o qual lhe disse: és realmente Daniel, o deportado de Judá, que meu pai trouxe aqui da Judéia? 14Ouvi dizer a teu respeito que o espírito dos deuses habita em ti e que se encontram em ti uma luz, uma inteligência e uma sabedoria singulares. 16Ora, asseguraram-me que tu és mestre na arte das interpretações e das soluções de enigmas. Portanto, se puderes ler esse texto e me dar o seu significado, serás revestido de púrpura, usarás ao pescoço um colar de ouro e ocuparás o terceiro lugar no governo do reino. 17Respondeu Daniel ao rei: Guarda teus presentes; concede-os a outros! Lerei, todavia, este texto ao rei e dar-lhe-ei o significado. 23Tu te ergueste contra o Senhor do céu. Trouxeram-te os vasos de seu templo, nos quais bebestes o vinho, tu, teus nobres, tuas mulheres e tuas concubinas. Deste louvor aos deuses de prata e ouro, bronze, ferro, madeira e pedra, cegos, surdos e impassíveis, em lugar de dar glória ao Deus de quem depende o teu sopro (vital) e todo teu destino. 24Assim, por ordem sua, essa mão foi enviada e essas palavras foram traçadas. 25O texto aqui escrito (se lê): MEN-, TEQUEL e PER-S. 26Eis o significado dessas palavras: MEN- - Deus contou (os anos) de teu reinado e nele põe um fim; 27TEQUEL - foste pesado na balança e considerado leve demais; 28PER-S - teu reino vai ser dividido e entregue aos medos e persas. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(Dn 3)

REFRÃO: Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! 
1. Sol e lua, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
2. Estrelas dos céus, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
3. Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
4. Ó vós, todos os ventos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
5. Fogo e calor, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
6. Frio e geada, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.


Evangelho: Lucas 21, 12-19


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,12Mas, antes de tudo isso, vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença dos reis e dos governadores, por causa de mim. 13Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho. 14Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa, 15porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários. 16Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós. 17Sereis odiados por todos por causa do meu nome.18Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. 19É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação. - Palavra da salvação.





7º Dia - Súplica - Ó Virgem Milagrosa, Rainha excelsa, Imaculada Senhora, sede meu refúgio nesta terra, meu consolo nas tristezas e aflições, minha fortaleza e advogada na hora da morte.


Dia: 24/11/2011 Quinta - Feira
Primeira Leitura: Daniel 6, 12-28



SANTO ANDRÉ DUNG-LAC
PRESBÍTERO E MÁRTIR
(vermelho, pref. comum ou dos mártires ofício da memória)


Leitura da profecia de Daniel - Naqueles dias, 12Então esses homens acorreram amotinados e encontraram Daniel em oração, invocando seu Deus.13Foram imediatamente ao palácio do rei e disseram-lhe, a respeito do edito real de interdição: Não promulgaste, ó rei, uma proibição estabelecendo que quem nesses trinta dias invocasse algum deus ou homem qualquer que fosse, à exceção tua, seria jogado na cova dos leões? Certamente, respondeu o rei, (assim foi feito) segundo a lei dos medos e dos persas, que não pode ser modificada. 14Pois bem, continuaram: Daniel, o deportado de Judá, não tem consideração nem por tua pessoa nem por teu decreto: três vezes ao dia ele faz sua oração. 15Ouvindo essas palavras, o rei, bastante contrariado, tomou contudo a resolução de salvar Daniel, e nisso esforçou-se até o pôr-do-sol.16Mas os mesmos homens novamente o vieram procurar em tumulto: Saibas, ó rei, disseram-lhe, que a lei dos medos e dos persas não permite derrogação alguma a uma proibição ou a uma medida publicada em edito pelo rei.17Então o rei deu ordem para trazerem Daniel e o jogarem na cova dos leões. Que o Deus, que tu adoras com tanta fidelidade, disse-lhe, queira ele mesmo salvar-te! 18Trouxeram uma pedra, que foi rolada sobre a abertura da cova; o rei lacrou-a com seu sinete e com o dos grandes, a fim de que nada fosse modificado em relação a Daniel. 19De volta a seu palácio, o rei passou a noite sem nada tomar, e sem mandar vir concubina alguma para junto de si. Não conseguiu adormecer. 20Logo ao amanhecer levantou-se e dirigiu-se a toda pressa à cova dos leões. 21Quando se aproximou, chamou Daniel com voz cheia de tristeza: Daniel, disse-lhe, servo de Deus vivo, teu Deus que tu adoras com tanta fidelidade terá podido salvar-te dos leões?!22Daniel respondeu-lhe: Senhor, vida longa ao rei! 23Meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões; eles não me fizeram mal algum, porque a seus olhos eu era inocente e porque contra ti também, ó rei, não cometi falta alguma. 24Então o rei, todo feliz, ordenou que se retirasse Daniel da cova. Foi ele assim retirado sem traço algum de ferimento, porque tinha tido fé em seu Deus. 25Por ordem do rei, mandaram vir então os acusadores de Daniel, que foram jogados na cova dos leões com suas mulheres e seus filhos. Não haviam tocado o fundo da cova, e já os leões os agarraram e lhes trituraram os ossos! 26Então o rei Dario escreveu: A todos os povos, a todas as nações e aos povos de todas as línguas que habitam sobre a terra, felicidade e prosperidade! 27Por mim é ordenado que em toda a extensão de meu reino, se mantenha perante o Deus de Daniel temor e tremor. É o Deus vivo, que subsiste eternamente; seu reino é indestrutível e seu domínio é perpétuo.28Ele salva e livra, faz milagres e prodígios no céu e sobre a terra: foi ele quem livrou Daniel das garras dos leões. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(Dn 3 )

REFRÃO: Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
1. Orvalhos e gelos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
2. Frios e aragens, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
3. Gelos e neves, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
4. Noites e dias, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
5. Luz e trevas, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
6. Raios e nuvens, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
7. Que a terra bendiga o Senhor, e o louve e o exalte eternamente! - R.


Evangelho: Lucas 21, 20-28


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,20Quando virdes que Jerusalém foi sitiada por exércitos, então sabereis que está próxima a sua ruína. 21Os que então se acharem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; os que estiverem nos campos não entrem na cidade. 22Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito. 23Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo. 24Cairão ao fio de espada e serão levados cativos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos pagãos, até se completarem os tempos das nações pagãs. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. 26Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. - Palavra da salvação.





8º Dia - Súplica - Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais, iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem, e abrazem meu coração com vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.


Dia: 25/11/2011 - Sexta - Feira
Primeira Leitura: Daniel 7, 2-14



XXXIV SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)


Leitura da profecia de Daniel - Eu, Daniel, 2Assim se manifestou: Via, no transcurso de minha visão noturna, os quatro ventos do céu precipitarem-se sobre o Grande Mar. 3Surgiram das águas quatro grandes animais, diferentes uns dos outros. 4O primeiro parecia-se com um leão, mas tinha asas de águia. Enquanto o olhava, suas asas foram-lhe arrancadas, foi levantado da terra e erguido sobre seus pés como um homem, e um coração humano lhe foi dado. 5Apareceu em seguida outro animal semelhante a um urso; erguia-se sobre um lado e tinha à boca, entre seus dentes, três costelas. Diziam-lhe: Vamos! Devora bastante carne! 6Depois disso, vi um terceiro animal, idêntico a uma pantera, que tinha nas costas quatro asas de pássaro; tinha ele também quatro cabeças. O império lhe foi atribuído. 7Finalmente, como eu contemplasse essas visões noturnas, vi um quarto animal, medonho, pavoroso e de uma força excepcional. Possuía enormes dentes de ferro; devorava, depois triturava e pisava aos pés o que sobrava. Ao contrário dos animais precedentes, ostentava dez chifres. 8Como estivesse ocupado em observar esses chifres, eis que surgiu, entre eles outro chifre menor, e três dos primeiros foram arrancados para dar-lhe lugar. Este chifre tinha olhos idênticos aos olhos humanos e uma boca que proferia palavras arrogantes.9Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente. 10Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos. 11Olhei então, devido à balbúrdia causada pelos discursos arrogantes do chifre, olhei até o momento em que o animal foi morto, seu corpo subjugado e a fera jogada ao fogo. 12Quanto aos outros animais, o domínio lhes foi igualmente retirado, mas a duração de sua vida foi fixada até um tempo e uma data. 13Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido. 14A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(Dn 3)

REFRÃO: Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
1. Montes e colinas, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
2. Tudo o que germina na terra, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
3. Mares e rios, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
4. Fontes, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
5. Monstros e animais que vivem nas águas, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
6. Pássaros todos do céu, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
7. Animais e rebanhos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.




Evangelho: Lucas 21, 29-33




Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,29Acrescentou ainda esta comparação: Olhai para a figueira e para as demais árvores. 30Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão.31Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. 32Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. 33Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. - Palavra da salvação.


9º Dia - Súplica - Ó Mãe Imaculada, fazei que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.






Dia: 26/11/2011 - Sábado
Primeira Leitura: Daniel 7, 15-27



XXXIV SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)


Leitura da profecia de Daniel - 15Quanto a mim, Daniel, senti minha alma desfalecer dentro de mim, e fiquei perturbado por essas visões de meu espírito. 16Aproximando-me de um dos assistentes, perguntei-lhe sobre a realidade de tudo isso. Respondeu-me dando a explicação seguinte: 17esses grandes animais, (disse), em número de quatro, são quatro reis que se levantarão da terra. 18Mas os santos do Altíssimo receberão a realeza e a conservarão por toda a eternidade. 19Quis então saber exatamente o que representava o quarto animal, diferente dos demais, pavoroso em extremo, cujos dentes eram de ferro e as garras de bronze, que devorava, depois triturava e calcava aos pés o que sobrava. 20Quis ser informado sobre os dez chifres que tinha na cabeça, bem como a respeito desse outro chifre que havia surgido e diante do qual três chifres haviam caído, esse chifre que tinha olhos e uma boca que proferia palavras arrogantes, e parecia maior do que os outros. 21Tinha visto esse chifre fazer guerra aos santos e levar-lhes vantagem, até o momento em que veio o ancião, 22quando foi feita justiça aos santos do Altíssimo e quando lhes chegou a hora de obterem a realeza.23Ele me respondeu: o quarto animal é um quarto reino terrestre, diferente de todos os demais, que devorará, calcará e aniquilará o mundo. 24Os dez chifres indicam dez reis levantando-se nesse reino. Mas depois deles surgirá outro, diferente, que destronará três. 25Proferirá insultos contra o Altíssimo, e formará o projeto de mudar os tempos e a lei; e os santos serão entregues ao seu poder durante um tempo, tempos e metade de um tempo. 26Mas realizar-se-á o julgamento e lhe será arrancado seu domínio, para destruí-lo e suprimi-lo definitivamente. 27A realeza, o império e a suserania de todos os reinos situados sob os céus serão devolvidos ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é eterno e a quem todas as soberanias renderão seu tributo de obediência. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(Dn 3)

REFRÃO: Louvai-o e exaltai-o sem fim!
1. E vós, homens, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
2. Que Israel bendiga o Senhor, e o louve e o exalte eternamente! - R.
3. Sacerdotes, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
4. Vós que estais a serviço do templo, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
5. Espíritos e almas dos justos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.
6. Santos e humildes de coração, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! - R.


Evangelho: Lucas 21, 34-36


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,34Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. 35Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra. 36Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem. - Palavra da salvação.




Súplica à Virgem Santíssima das Graças



Celeste tesoureira de todas as graças, Mãe de Deus e minha Mãe, Filha Primogênita do Eterno Pai, cuja Onipotência está em tuas mãos, tem piedade de minha alma e concede-me a graça que te suplico com todo fervor. Ave-Maria...



Misericordiosa distribuidora das graças divinas, Maria Santíssima, tu que és Mãe do Verbo Encarnado, tu que foste coroada com sua imensa sabedoria, considera a minha dor e concede-me a graça de que tanto necessito. Ave-Maria...


Misericordiosa distribuidora das graças divinas, Imaculada esposa do Espírito Santo Eterno, Maria Santíssima, tu que recebeste um coração participando das misérias humanas e consolando todos os que sofrem, tem compaixão da minha alma e dá-me a graça que espero, com toda confiança, da tua imensa bondade. Ave-Maria...



Sim, minha Mãe, Tesoureira de todas as graças, Refúgio dos pobres pecadores, Consoladora dos aflitos, Esperança dos desesperados, Auxílio poderoso dos cristãos, eu deposito em ti toda minha confiança e creio firmemente que obterás de Jesus a graça que desejo com toda esperança para o bem de minha alma. Salve Rainha...



Oh! Maria concebida sem pecado, rogai ao Pai para (pede-se a graça).

Oh! Maria concebida sem pecado, rogai a Jesus para (pede-se a graça).

Oh! Maria concebida sem pecado, rogai ao Espírito Santo para (pede-se a graça).






Ladainha de Nossa Senhora


Senhor, tende piedade de nós. (Repete-se)

Jesus Cristo, tende piedade de nós. (Repete-se)

Senhor, tende piedade de nós. (Repete-se)


Jesus Cristo, ouvi-nos. (Repete-se)

Jesus Cristo, atendei-nos. (Repete-se)


Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós. 

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós. 

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós. 

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós. 


Santa Maria, rogai por nós. 

Santa Mãe de Deus, rogai por nós. 

Santa Virgem das Virgens, rogai por nós. 


Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós. 

Mãe da divina graça, rogai por nós. 

Mãe puríssima, rogai por nós. 

Mãe castíssima, rogai por nós. 

Mãe imaculada, rogai por nós. 

Mãe intacta, rogai por nós. 

Mãe amável, rogai por nós. 

Mãe admirável, rogai por nós. 

Mãe do bom conselho, rogai por nós. 

Mãe do Criador, rogai por nós. 

Mãe do Salvador, rogai por nós. 

Mãe da Igreja, rogai por nós.


Virgem prudentíssima, rogai por nós. 

Virgem venerável, rogai por nós. 

Virgem louvável, rogai por nós. 

Virgem poderosa, rogai por nós. 

Virgem clemente, rogai por nós. 

Virgem fiel, rogai por nós. 


Espelho de justiça, rogai por nós. 

Sede de sabedoria, rogai por nós. 

Causa da nossa alegria, rogai por nós. 

Vaso espiritual, rogai por nós. 

Vaso honorífico, rogai por nós. 

Vaso insigne de devoção, rogai por nós. 

Rosa mística, rogai por nós. 

Torre de David, rogai por nós. 

Torre de marfim, rogai por nós. 

Casa de ouro, rogai por nós. 

Arca da aliança, rogai por nós. 

Porta do céu, rogai por nós. 

Estrela da manhã, rogai por nós. 

Saúde dos enfermos, rogai por nós. 

Refúgio dos pecadores, rogai por nós. 

Consoladora dos aflitos, rogai por nós. 

Auxílio dos cristãos, rogai por nós. 


Rainha dos anjos, rogai por nós. 

Rainha dos patriarcas, rogai por nós. 

Rainha dos profetas, rogai por nós. 

Rainha dos apóstolos, rogai por nós. 

Rainha dos mártires, rogai por nós. 

Rainha dos confessores, rogai por nós. 

Rainha das virgens, rogai por nós. 

Rainha de todos os santos, rogai por nós. 

Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós. 

Rainha elevada ao céu em corpo e alma, rogai por nós. 

Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós. 

Rainha da paz, rogai por nós. 


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. 

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. 

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. 


V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, 

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 


Oremos. 

Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. 

Amém.


DIA 27 DE NOVEMBRO DIA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Dia: 27/11/2011 - Domingo
Primeira Leitura: Isaías 63, 16-17.19; 64, 2-7



I DO ADVENTO
(roxo, creio, prefácio do advento I - I semana do saltério)



Leitura do livro do profeta Isaías16porque sois nosso pai. Abraão, de fato, nos ignora, e Israel não nos conhece; sois vós, Senhor, o nosso pai, nosso Redentor desde os tempos passados. 17Por que, Senhor, desviar-nos para longe de vossos caminhos, por que tornar nossos corações insensíveis ao vosso temor? Voltai, por amor de vossos servos e das tribos de vossa herança! 19Nós ficamos como no princípio, quando ainda não nos dominavas, nem o teu nome era invocado sobre nós. 2como o fogo faz fundir a cera, como a chama faz evaporar a água, assim faríeis conhecer a vossos adversários quem sois, e as nações tremeriam diante de vós, 3vendo-vos executar prodígios inesperados dos quais nunca se tinha ouvido falar.4Nenhum ouvido ouviu, olho algum viu outro deus salvar assim aqueles que contam com ele. 5Vós vindes à frente daqueles que procedem bem, e se recordam de vossas vias. Eis que vos irritastes, e nós éramos culpados; isso perdura há muito tempo: como seríamos salvos? 6Todos nós nos tornamos como homens impuros, nossas boas ações são como roupa manchada; como folhas todos nós murchamos, levados por nossos pecados como folhas pelo vento. 7Não há ninguém para invocar vosso nome, para recuperar-se e a vós se afeiçoar, porque nos escondeis a vossa Face, e nos deixais ir a nossos pecados. - Palavra do Senhor.



Salmo Responsorial(79)

REFRÃO: Iluminai a vossa face sobre nós, / convertei-nos, para que sejamos salvos!
1. Escutai, ó pastor de Israel, vós que levais José como um rebanho. - R.
2. Vós que assentais acima dos querubins, mostrai vosso esplendor em presença de Efraim, Benjamim e Manassés. Despertai vosso poder, e vinde salvar-nos. - R.
3. Voltai, ó Deus dos exércitos; olhai do alto céu, vede e vinde visitar a vinha. Protegei este cepo por vós plantado, este rebento que vossa mão cuidou. - R.
4. Estendei a mão sobre o homem que escolhestes, sobre o homem que haveis fortificado. E não mais de vós nos apartaremos; conservai-nos a vida e então vos louvaremos. - R.


Segunda Leitura: 1º Coríntios 1, 3-9

Leitura da carta de são Paulo aos Coríntios - Irmãos, 3a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! 4Não cesso de agradecer a Deus por vós, pela graça divina que vos foi dada em Jesus Cristo. 5Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência, 6tão solidamente foi confirmado em vós o testemunho de Cristo. 7Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum. 8Ele há de vos confirmar até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. - Palavra do Senhor.


Evangelho: Marcos 13, 33-37




Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo,33Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. 34Será como um homem que, partindo em viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. 35Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, 36para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: vigiai! - Palavra da salvação.

Nenhum comentário: