SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

JESUS É O REI DO UNIVERSO.





Toda vez que eu declaro que Jesus é meu Rei, eu declaro, também, que Ele é o meu Senhor.

"... este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo" (Atos 2:36)


Precisamos nos subjugar a Este que verdadeiramente o Pai o constituiu como Cristo, Senhor e Rei, assim nos ensina São Lucas.


"Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus" (Atos 8:37).

Quando confesso Jesus como Cristo, relato que Ele é o Messias, o filho de Deus escolhido pelo Pai para nos trazer a salvação, digo que Ele é a expressão maior de que tanto falou o profeta Isaías, desde o Seu nascimento de uma virgem, até a Sua morte na cruz, lembram, homem das dores, o castigo que nos cabia pesou sobre Ele, fomos curados graças as Suas chagas (Is. 53).

Quando confesso Jesus como Senhor, devo entregar a Ele tudo o que sou e tenho, pedido-o para exercer sobre mim o Seu Senhorio.


"Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação" (Romanos 10:8-10)

Quando confesso Jesus como meu Rei, pergunto de qual reino?


Poderíamos imaginá-lo sob a forma de um reino terreno, onde os valores como riqueza e poder são os critérios de julgamento? Certamente que não...

Diante de Pilatos, Jesus vai afirmar: o meu reino não é deste mundo (Jo 19, 36). Sim, não pode ser deste mundo um reino que prefere o pobre, o excluído, o cativo. Não pode ser deste mundo o reino onde a justiça é instalada permanentemente, onde o amor ao próximo é a medida de julgamento, onde todos são iguais e merecem as mesmas oportunidades. Por isso o confronto de nossa humanidade com a proposta de Jesus.

Instalar um reino nesses moldes entre nós ainda é um desafio. É desafiador reconhecer Jesus Cristo naquele mais pobre, mais necessitado, naquele que cheira mal ou que nos interpela por justiça. É desafiador pensar em um reino onde todos possam ser iguais, onde o que prevaleça seja o poder de serviço e não o poder autoritário que esmaga o outro.

Saberemos um dia viver assim? Seremos capazes de assumir esta proposta em toda a sua radicalidade? Seremos, nós, ativos construtores dessa nova ordem? Este é o convite que a festa de Cristo Rei nos faz. Que saibamos responder afirmativamente a ele. Que possamos reconhecer em Jesus Cristo o convite à implementação de um novo reino e que sejamos seguidores fiéis de um rei de amor e de bondade.

Vejamos: Mt 25, 31-46



"31 Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. 32 Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34 Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35 porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36 nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. 37 Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38 Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? 40 Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes. 41 Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. 42 Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43 era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes. 44 Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos? 45 E ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. 46 E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna."

Amados precisamos abrir os nossos olhos da fé, para observar o que estamos verdadeiramente precisando, acredito que o que mais precisamos é reconhecer Jesus como Senhor e Rei, pois reconhecê-lo como Cristo, muitos acreditam ser Ele o filho de Deus, o Messias, o Salvador, mas não conseguem externar em ações este reconhecimento e transpô-lo a condição de Senhor e Rei.




Jesus precisa exercer sobre nós o Seu Senhorio e precisamos adentrar em seu Reinado verdadeiramente.
Amados, Jesus foi perseguido porque diziam que Ele era Rei e Senhor e isto incomoda, não foi pelo fato dele ser o Cristo, pensem bem a respeito.

Deus nos abençoe!



Nenhum comentário: