SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


A IMACULADA CONCEIÇÃO

Ficheiro:Murillo immaculate conception.jpg
Nossa Senhora da Conceição - Museu del Prado - Madrid - Espanha



A Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV.



A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

Amados, para começarmos neste mês dedicado a tantos assuntos importantes, dentre o quais, o próprio Tempo do Advento, que cumina com o nascimento de Jesus, há uma festa que é muito importante para nós católicos, que é o dia dedicado a Mãe de Jesus e nossa, como a Imaculada Conceição, ou seja, pura, sem macha, sem pecado algum, antes, durante e depois do parto, Esta não conheceu o pecado.
Que Bela Imagem de Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora tem duas festas que destacam de tantas outras dedicadas a Ela, ou seja, no dia 08 de dezembro, como vimos acima e, 01 de Janeiro, que é dia dedicado a Mãe de Deus.

Estas duas datas são dias de Festas para nós católicos, a tal ponto, que , precisamos participar das Missas destes dias, como se fossem no próprio Domingo, assim, podemos averiguar a importância destas festas para a santificação das almas.

A Virgem, mesmo declara a Santa Bernadette que ela era a Imaculada Conceição, pois Jesus, Filho de Deus Pai, habitaria em seu seio e este não poderia nascer num ventre que teria conhecido o pecado, esta é a grande diferença dentre as outras mulheres.


Esta é a imagem de Nossa Senhora de Lourdes - Visão de Santa Bernadette


O inimigo de Deus e nosso teria acesso a todos as informações, com os seus maus anjos sobre o Senhor e, até poderia exterminá-lo. Só que o inimigo não tem a sabedoria do divino Pai e não imaginava que Ele criaria uma pessoa tão bela, maravilhosa, tão Mãe, sem pecado para ele não pudesse ter acesso e, ademais a Virgem Santíssima era e é plena do Espírito Santo.




OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA






Ofício Cantado

Deus vos salve, Filha de Deus Pai!
Deus vos salve, Mãe de Deus Filho!
Deus vos salve, Esposa do Espírito santo!
Deus vos salve, Sacrário da Santíssima Trindade!

Matinas (hora canônica que corresponde à madrugada)

Agora, lábios meus
dizei e anunciai
os grandes louvores
da Virgem, Mãe de Deus

Sede em meu favor,
Virgem soberana,
livrai-me do inimigo
com vosso valor.

Glória seja ao Pai,
ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus
em pessoas três,
agora e sempre
e sem fim. Amém.

Hino

Deus vos salve,
Virgem Senhora do mundo
rainha dos céus,
e das virgens, Virgem.

Estrela da manhã
Deus vos Salve,
cheia de graça divina,
formosa e louçã.

Dai pressa, Senhora,
em favor do mundo,
pois vos reconhece
como defensora.

Deus vos nomeou
desde a eternidade
para a mãe do Verbo
com o qual criou

Terra, mar e céus,
e vos escolheu,
quando Adão pecou,
por esposa de Deus.

Deus a escolheu
e, já muito antes,
em seu tabernáculo
morada lhe deu.

Ouvi, Mãe de Deus,
minha oração.
Toquem em vosso peito
os clamores meus.

Oração: Santa Maria, rainha dos céus, mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais, ponde, Senhora, em mim os olhos de vossa piedade e alcançai de vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção vossa Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, pelo merecimento de vosso bendito Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina para sempre. Amém.



FILHA, MÃE, ESPOSA - Maria Ssma. Vive a plena comunhão com a Ssma. Trindade. Assim disse o Concílio Vaticano II: `Maria é adotada com a missão sublime e a dignidade de ser Mãe do Filho de Deus, e por isso, filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo` (Constituição Lumen Gentium, n.º 53). E o Documento dos Bispos reunidos em Puebla acrescenta: `A Virgem Imaculada vive agora imersa no mistério da Trindade, louvando a glória de Deus e intercedendo pelos homens` (n.º 293).

VIRGEM DAS VIRGENS - Modo hebraico de exprimir o superlativo. Nossa Senhora é a mais santa de todas as Virgens.

ESTRELA DA MANHÃ - No livro do Apocalipse, por duas vezes Jesus Cristo é apresentado como a `estrela da manhã`: Ap 2, 28 e 22, 16. É por meio dele que o mundo sai das trevas do pecado e entra na plena luz da graça. Aqui no Ofício, a expressão refere-se a Maria, por meio da qual é anunciada a vinda do Sol da Justiça, o Salvador.

DEUS VOS SALVE, CHEIA DE GRAÇA - Foi essa a saudação do anjo Gabriel a Maria na anunciação (Lc 1, 28). A graça divina fez de Maria um jardim ornado de todas as virtudes.

DESDE A ETERNIDADE - Se cada um de nós é escolhido e chamado por Deus antes da criação do mundo - como diz São Paulo em Ef 1, 4 - com mais razão Maria, desde toda eternidade, estava destinada por Deus para ser Mãe do Salvador.

COMO O VERBO, DEUS CRIOU TERRA, MAR E CÉUS - É o que diz o Evangelho de São João 1, 3: `Tudo foi feito por meio dele`. Assim também está no Salmo 32, vv. 6 e 9: `Pela Palavra do Senhor foram feitos os céus; Ele disse e tudo foi feito. Ele ordenou e tudo existiu`. Essa Palavra de Deus criadora veio morar entre nós e tomou forma humana, encarnando-se no seio de Maria: é Jesus, o Filho do Pai Celeste, a 2.ª Pessoa da Ssma. Trindade (Jo 1, 14).

QUANDO ADÃO PECOU, VOS ESCOLHEU POR ESPOSA - Diz Gn 3, 15 que Deus prometeu à raça humana a vitória final sobre a serpente: por isso, esse texto é chamado de ` Proto-evangelho`, primeiro anúncio da salvação. Comentando essa passagem, assim escreveu o Papa São Pio X: `vendo no futuro, Maria esmagar a cabeça da serpente, Adão estancou as lágrimas que a maldição arrancava de seu coração` (Encíclica Ad diem illum, de 02.11.1904). No plano de Deus, assim como o primeiro homem e a primeira mulher tinham causado a ruína da humanidade, assim também um Homem e uma Mulher seriam o início da redenção do mundo.

DEU-LHE MORADA EM SEU TABERNÁCULO - `Felizes os que habitam em vossa casa, Senhor; aí eles vos louvam para sempre!` (Sl 83, 5). A casa de Maria foi a casa de Deus no mundo durante os trinta anos da vida oculta de Jesus. Mas ela viveu sempre na presença do Senhor e por isso viveu em íntima comunhão com Ele; assim Deus a acolheu em seus tabernáculos eternos no dia da sua Assunção.

Nenhum comentário: