SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SANTOS E FESTAS DO MÊS DE JANEIRO

Estes são os Santos e as Festas que festejamos neste mês de Janeiro. Acompanhemos!





DIA 1

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

 

DIA 2

EPIFANIA DO SENHOR, OU SANTOS REIS






DIA 3

Santa Genoveva, Virgem



+ Paris, 512. Consagrando a Deus sua virgindade aos 14 anos, vivia na casa de uma tia, levava vida de extrema penitência e contínua oração. Quando os hunos ameaçavam invadir Paris, Genoveva saiu às ruas exortando os parisienses à penitência; inesperadamente e sem razão aparente, Átila afastou-se de Paris com seus bárbaros.

DIA 4

Santo Odilon Abade




+ Cluny, 1048. Um dos grandes abades de Cluny, cujo papel foi primordial na formação da Idade Média. A ele devem-se também a introdução da Festa de Finados e, para controlar o espírito extremamente belicoso do tempo, a Trégua de Deus, que proibia ações bélicas ou pilhagem da quarta-feira à tarde à segunda-feira de manhã.


DIA 5

São Simão Estilita, Confessor



+ Síria, 459. Construiu uma coluna para isolar-se em seu topo. Desse púlpito improvisado falou a imperadores, reis, religiosos, e converteu muitos pagãos.

DIA 6

Santa Rafaela Maria, Virgem




+ Espanha, 1925. Com sua irmã, fundou as Escravas do Sagrado Coração de Jesus, dedicadas à adoração do Santíssimo Sacramento e ao ensino, das quais foi a primeira Superiora. Por iniciativa de sua irmã, foi declarada incapaz de governar, sendo esquecida por mais de 10 anos. Quando faleceu, compreenderam o grande pecado cometido ao afastá-la.


DIA 7

São Raimundo de Penhaforte, Confessor



+ Espanha, 1275. Dominicano,Príncipe dos canonistas e grande confessor, foi igualmente célebre por seus milagres. Com São Pedro Nolasco, fundou a Ordem das Mercês, para a redenção dos cativos que eram aprisionados pelos muçulmanos.





DIA 8

São Pedro Tomás, Bispo e Confessor

+ Chipre, 1366. Carmelita, encarregado pontifício de delicadas missões diplomáticas, depois Bispo e Legado 
universal para todo o Oriente




DIA 9

Batismo de Nosso Senhor



DIA 10

São Guilherme de Bourges, Bispo e Confessor



+ 1209. Grande amante da solidão, entrou na Ordem de Cister, de onde a obediência o tirou para que ocupasse a Sé arquiepiscopal de Bourges, no centro da França.


DIA 11

Santo Higino, Papa e Mártir



+ Roma, 142. Grego de origem, por sua virtude e coragem foi escolhido para suceder a São Telésforo, que sofrera o martírio. Lutou contra vários heresiarcas, animou os cristãos perseguidos pelos pagãos e acabou ele mesmo dando sua vida por Cristo.

DIA 12

São Bento Bispo, confessor



+ Inglaterra, 690. Abade de Wearmouth e de Jarrow, na Inglaterra, buscou em Roma arquitetos, vidreiros, pintores e músicos para instruir os ingleses, trabalho continuado por seu discípulo São Beda, o Venerável.


DIA 13

Santo Hilário de Poitiers, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja



+ França, Século IV. O Atanásio do Ocidentelutou acirradamente contra os arianos, que o submeteram a rude perseguição e longo desterro, durante o qual escreveu 12 livros sobre a Santíssima Trindade, que lhe valeram o título de Doutor da Igreja.



DIA 14

São Félix de Nola, Confessor



+ 256. Sacerdote, passou por vários suplícios nas perseguições dos imperadores romanos Décio e Valeriano, saindo incólume. Após edificar a todos com sua santa vida, Félix faleceu no Senhor.


DIA 15

Santo Amaro ou Mauro, Confessor






+ Subíaco, 584. Filho de um senador romano, aos 12 anos foi entregue a São Bento para ser educado. São Gregório Magno o exalta pelo seu amor à oração e ao silêncio. Avançado na virtude, apesar de sua pouca idade, foi por São Bento incumbido de dirigir monges e mosteiros.

DIA 16

São Marcelo I, Papa e Mártir



+ Roma, 309. Reorganizou a Hierarquia eclesiástica e, sob Maxêncio, foi exilado e obrigado a viver num estábulo, onde morreu em conseqüência dos maus tratos.


DIA 17

Santo Antão Abade, Confessor



+ Egito, 356. Viveu longos anos de penitência no deserto, onde resistiu como herói católico a violentas tentações do demônio.



DIA 18

Santa Prisca ou Priscila, Virgem e Mártir




+ Roma, séc. I. É considerada por muitos a primeira mártir do Ocidente. Batizada por São Pedro aos 13 anos, foi martirizada pouco depois, por ter se recusado a queimar incenso aos deuses.


DIA 19

Santos Mário e Companheiros, Mártires




+ 270. Mário, a esposa Marta e dois filhos viajaram da Pérsia a Roma para venerar os sepulcros de São Pedro e São Paulo. Ao visitar depois os cristãos nos cárceres, foram também detidos e martirizados.

DIA 20

São Sebastião, Mártir



+ Roma, 288. Centurião da guarda pretoriana de Diocleciano, sustentava, com zelo apostólico, os confessores da fé e os mártires. Denunciado, foi trespassado com flechas; curado milagrosamente, foi açoitado até a morte. Tornou-se um dos santos mais populares em toda a Igreja.


DIA 21

Santa Inês, Virgem e Mártir



+ Roma, 304. A fortaleza desta menina de 13 anos assombrou mesmo seus verdugos, que no entanto a mataram cruelmente. São Dâmaso e Santo Ambrósio cantaram entusiasmados seus louvores.

DIA 22

Santos Vicente e Anastácio, Mártires




+ 304 e + 628. São Vicente foi um valoroso diácono de Zaragoza, que enfrentou toda sorte de tormentos, célebres na História da Igreja, para provar sua fidelidade a Cristo. E Anastácio foi um monge persa, decapitado com outros 70 cristãos pelo rei Cosroes.


DIA 23

Santo Ildefonso, Bispo e Confessor




+ Toledo, 667. Discípulo de Santo Isidoro, Arcebispo de Toledo e zelosíssimo defensor da virgindade de Maria contra os hereges, escreveu um livro refutando-os.

DIA 24

São Francisco de Sales, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja



+ Annecy, 1622. Bispo de Genebra, animado de profundo amor de Deus e das almas, era dotado de bondade e suavidade excepcionais no trato, sólida cultura e ortodoxia. É um mestre da vida espiritual, sendo também patrono dos jornalistas e publicistas católicos. Foi muito odiado pelos protestantes calvinistas, que não o deixaram tomar posse de sua diocese.


DIA 25

Conversão de São Paulo Apóstolo



Ao cair do cavalo, o perseguidor dos cristãos tornou-se Apóstolo. Instruído pelo próprio Cristo Jesus, foi um dos mais ardorosos proclamadores do Cristianismo. Submisso ao Papado, soube entretanto resistir a São Pedro, com respeito e firmeza, na questão dos judaizantes. São Pedro, demonstrando grande elevação de alma, acabou por dar-lhe razão.

DIA 26

São Timóteo, Mártir, e São Tito, Confessor




+ Ásia Menor, séc. I. Dois discípulos de São Paulo. Timóteo foi seu preferido e fiel companheiro, a quem escreveu duas cartas cheias de conselhos. Bispo de Éfeso, morreu apedrejado pelos pagãos. São Tito também acompanhou o Apóstolo em algumas viagens e foi depois Bispo de Creta, onde morreu.


DIA 27

Santa Ângela de Merici, Virgem



+ Bréscia, 1540. Consciente de que as desordens da sociedade originam-se em grande parte da corrupção da família, fundou um instituto religioso, das Ursulinas, para a educação da juventude feminina e formação de mães cristãs.

DIA 28

Santo Tomás de Aquino, Confessor e Doutor da Igreja



+ Fossa Nuova, 1274. O maior teólogo da Igreja foi, aos cinco anos, confiado aos monges beneditinos de Monte Cassino, entrando depois para a Ordem Dominicana, da qual é a maior glória. Com razão foi cognominadoDoutor Angélico, por sua pureza de vida e elevação de doutrina, que transcende a pura inteligência humana.


DIA 29

São Sulpício Severo, Bispo e Confessor






+ França, 591. São Gregório de Tours refere-se a ele com muito respeito, elogiando suas virtudes. Foi nomeado para a Sé de Bourges em lugar de candidatos simoníacos.

DIA 30

Santa Jacinta Mariscotti, Virgem



+ Viterbo, 1640. Se bem que educada cristãmente, levou vida frívola e mundana mesmo no convento, onde entrara por ordem do pai. Adoecendo gravemente, o confessor da casa não a quis atender, dizendo que o Céu não era feito para pessoas vãs e soberbas. Um terror salutar levou-a ao arrependimento e remorso, e depois à reparação, transformando sua vida e levando-a à honra dos altares.

DIA 31

São João Bosco, Confessor



+ Turim, 1888. Exerceu enorme influência no campo religioso e social, tendo fundado a Sociedade Salesiana e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. “O êxito dessa obra — dizia São Pio X — só pode explicar-se pela vida sobrenatural e santidade de seu fundador”. De alma simples, alegre e ardente, não havia obstáculo que o detivesse na senda do bem.


São João Bosco, Exemplo


Nenhum comentário: