CULTO DAS IMAGENS
São Francisco de Assis em oração venerando a Cruz de Cristo
Este tema é embasado em textos bíblicos.
Acredito que não é salutar a acusação de que a Cristãos que adoram imagens, primeiro por não ser verdadeira a afirmação, bem como, o próprio Jesus nos ensinou que nem Ele veio para julgar, assim, creio que não compete a nós fazermos certos julgamentos, quem adora imagens e coisas semelhantes estão totalmente contra a vontade de Deus. Creio, assim, como salutar o ensino, as propostas, mas indevido o julgamento.
Acredito que não é salutar a acusação de que a Cristãos que adoram imagens, primeiro por não ser verdadeira a afirmação, bem como, o próprio Jesus nos ensinou que nem Ele veio para julgar, assim, creio que não compete a nós fazermos certos julgamentos, quem adora imagens e coisas semelhantes estão totalmente contra a vontade de Deus. Creio, assim, como salutar o ensino, as propostas, mas indevido o julgamento.
Exemplo de Adoração, Louvor, Honra dada a Deus
Vejamos:
IMAGEM: é a representação de um ser no seu aspecto físico, como fotografia, uma estátua, um quadro.
IMAGEM: é a representação de um ser no seu aspecto físico, como fotografia, uma estátua, um quadro.
ADORAÇÃO: é o ato de considerar Deus como único e soberano Criador e Senhor de todo Universo, é uma honra que se presta a Deus e é devida pelos homens;
ÍDOLO: é quando colocamos outra coisa ou pessoa no lugar de Deus, ou seja, algo inventado na cabeça da pessoa, como uma fantasia, exemplo: sol, lua, animais e outras entidades. Ídolo é um objeto de adoração que representa materialmente uma entidade espiritual ou divina, e freqüentemente é associado a ele poderes sobrenaturais, ou a propriedade de permitir uma comunicação entre os mortais e o outro mundo.
O Interessante quando se pesquisa sobre ídolos aparecem conforme estes exemplos
IDOLATRIA: é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e idéias em oposição à adoração, é, portanto, a prática de adoração de ídolos.etc, é o ato de adorar a um falso deus, ou seja, considerar o que é falso como verdadeiro, em face da criação, que aborrece o Senhor quando isto acontece.
Exemplos de pessoas e coisas no lugar de Deus
VENERAÇÃO: é imitar, honrar, louvar a Virgem Maria, bem como aos Santos e relíquias, porque são modelos na fé e na prática da caridade, pois estes são considerados modelos de vida cristã que gozam no Céu da vida eterna, podendo interceder pelos fiéis, sendo a veneração uma forma de prestar-lhes respeito.
Exemplos de discordância entre adoração e veneração
DANDO SEGUIMENTO:
O Senhor Deus proíbe a Fabricação de Ídolos, não de Imagens, o fato é que o povo Hebreu estava cercado de povos que adoravam falsos deuses, verdadeiros ídolos e, Moises, ao falar deste assunto, após ouvir Deus Pai, pois Este não queria que o Povo Hebreu caísse no mesmo erro, imitando a atitude do povo idolatra, assim o autor sagrado fala ao povo: Êxodo 20 : “1 Então Deus pronunciou todas estas palavras: 2 “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de minha face. 4 Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 5 Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,....”
Moises e o Decálogo
O Deus Pai proíbe a confecção de imagens com o fito de adoração, falsos deuses, para serem colocadas no lugar de Deus Pai para adoração, pois Ele é o único que digno de Adoração. O Fazimento de imagens, com o fito de adorá-las é, para os Católicos, pecado mortal.
Não se pode confundir adoração com Idolatria e muito menos ter raiva!
Exemplo do que Deus Pai pediu no Livro do Exôdo
Em outras passagens: 1Rs 6, 26: “Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura.”; Nm 21,8 - 9: “ e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida,..”
Ver também: 1Rs 7, 29; Ex 41,18; Sb 16,5-8.
"Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu. - Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo."
Vimos nestes textos que Deus Pai não proíbe fazer imagens, pois Ele mesmo mandou confeccioná-las. O que Deus Pai não quer o fazimento de imagens para adoração, para que se preste culto como se fosse deus. As imagens são feitas não para serem idolatradas, isto é um grande erro para quem assim comete, bem como para quem critica, confundindo idolatria com veneração, conforme já foi explicitado acima. Não há pecado algum em você admirar alguém a tal ponto de que você queira imitar suas atitudes, pois foi exemplo para você, modelo de vida, modelo de entrega as coisas de Deus.
o cumprimento da vontade de Pai
Sabemos que os EUA são, por sua história, é de influência evangélica, e não podemos afirmar que eles adoram a estátua da liberdade.
Posso afirmar que todos que estão abaixo estão adorando a imagem?
Na verdade amados irmãos o que se adora na Igreja Católica é Jesus Sacramentado, mais ninguém. Amo minha Mãe Maria Santíssima, tenho algumas imagens dela, mas não significa que eu a adore, mas venero com especial predileção. Tenho foto do meu pai que faleceu a vinte cinco anos, não significa que o fato de ter a foto de meu pai, que eu o adore, mas sim que eu o amo e tenho saudades de sua companhia.
FIEIS ADORAM JESUS SACRAMENTADO EM ACAMPAMENTO DE ADORAÇÃO
É importante que eu saiba, qual a diferença entre imagem e ídolo, bem como, podemos afirmar que o Pai proibiu e mandou fazer imagens, mas em contextos diferentes, assim devemos nos cuidar com o julgamento precoce. Os retratos, monumentos e pinturas não são ídolos. O grande problema é que como falamos e às vezes, o que falamos podem nos trazer sérias conseqüências pelo julgar, exemplo, quando confundimos, ídolos, adoração, idolatria, veneração, quando colocamos tudo como se fosse a mesma coisa.
Particularmente, recordo-me de um fato acontecido comigo, quando tentaram me provar que adoração e veneração são as mesmas coisas. Assim, pedi que me provasse isto e então este amigo, pegou o dicionário e lá estava escrito que adoração era igual a veneração e, então pedi para que ele então abrisse em veneração e visse se constava que veneração era igual a adoração e, após buscas, averigou que não constava como sinônimo veneração sendo igual a adoração. Então expliquei a este amigo que quem adora venera, mas quem venera não adora, pois adoração é culto somente dado a Deus, e a este você pode adorá-lo como venerá-lo.
EIS O CENTRO DA FÉ CATÓLICA, APESAR DE MUITOS VEÊM MAS NÃO SENTEM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário