SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TERMINANDO O MÊS DA BÍBLIA.

 

              CULTO DAS IMAGENS
São Francisco de Assis em oração venerando a Cruz de Cristo

Este tema é embasado em textos bíblicos


Acredito que não é salutar a acusação de que a Cristãos que  adoram imagens, primeiro por não ser verdadeira a afirmação, bem como, o próprio Jesus nos ensinou que nem Ele veio para julgar, assim, creio que não compete a nós fazermos certos julgamentos, quem adora imagens e coisas semelhantes estão totalmente contra a vontade de Deus. Creio, assim, como salutar o ensino, as propostas, mas indevido o julgamento. 

                                  Exemplo de Adoração, Louvor, Honra dada a Deus

Vejamos:

IMAGEM: é a representação de um ser no seu aspecto físico, como fotografia, uma estátua, um quadro. 
 
                Estátua da Liberdade, em Nova York, à noite, não deve ser idolatrada.

ADORAÇÃO: é o ato de considerar Deus como único e soberano Criador e Senhor de todo Universo, é uma honra que se presta a Deus e é devida pelos homens; 
     
           Aqui são católicos em Adoração a Jesus Sacramentado - Aqui adoração 

ÍDOLO: é quando colocamos outra coisa ou pessoa no lugar de Deus, ou seja, algo inventado na cabeça da pessoa, como uma fantasia, exemplo: sol, lua, animais e outras entidades. Ídolo é um objeto de adoração que representa materialmente uma entidade espiritual ou divina, e freqüentemente é associado a ele poderes sobrenaturais, ou a propriedade de permitir uma comunicação entre os mortais e o outro mundo. 
 
O Interessante quando se pesquisa sobre ídolos aparecem conforme estes exemplos



IDOLATRIA: é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e idéias em oposição à adoração, é, portanto, a prática de adoração de ídolos.etc, é o ato de adorar a um falso deus, ou seja, considerar o que é falso como verdadeiro, em face da criação, que aborrece o Senhor quando isto acontece. 

                                                  Exemplos de pessoas e coisas no lugar de Deus



VENERAÇÃO: é imitar, honrar, louvar a Virgem Maria, bem como aos Santos e relíquias, porque são modelos na fé e na prática da caridade, pois estes são considerados modelos de vida cristã que gozam no Céu da vida eterna, podendo interceder pelos fiéis, sendo a veneração uma forma de prestar-lhes respeito. 
          
Exemplos de discordância entre adoração e veneração



DANDO SEGUIMENTO: 



O Senhor Deus proíbe a Fabricação de Ídolos, não de Imagens, o fato é que o povo Hebreu estava cercado de povos que adoravam falsos deuses, verdadeiros ídolos e, Moises, ao falar deste assunto, após ouvir Deus Pai, pois Este não queria que o Povo Hebreu caísse no mesmo erro, imitando a atitude do povo idolatra, assim o autor sagrado fala ao povo: Êxodo 20 : “1 Então Deus pronunciou todas estas palavras: 2 “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de minha face. 4 Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 5 Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,....” 
                                                            Moises e o Decálogo

O Deus Pai proíbe a confecção de imagens com o fito de adoração, falsos deuses, para serem colocadas no lugar de Deus Pai para adoração, pois Ele é o único que digno de Adoração. O Fazimento de imagens, com o fito de adorá-las é, para os Católicos, pecado mortal. 


Não se pode confundir adoração com Idolatria e muito menos ter raiva!


O Senhor Deus Pai não é um desequilibrado, Ele é Deus e com todos os dons, virtudes, valores, etc... estão implícitos  em Sua Pessoa. Vimos que Ele proibiu a confecção de escultura, na forma da leitura supra mencionada. Agora, entretanto, demonstraremos que o Pai não proíbe a confecção de imagens, estas não deverão ser colocadas com o fito de adorá-las, pois desta forma Ele proíbe severamente, vejamos: Êxodo 25, 18-22: “ Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.” 
                             Exemplo do que Deus Pai pediu no Livro do Exôdo
Em outras passagens: 1Rs 6, 26: “Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura.”; Nm 21,8 - 9: “ e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida,..” 

Ver também: 1Rs 7, 29; Ex 41,18; Sb 16,5-8. 



 
"Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu. - Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo."


                            o cumprimento da vontade de Pai

Vimos nestes textos que Deus Pai não proíbe fazer imagens, pois Ele mesmo mandou confeccioná-las. O que Deus Pai não quer o fazimento de imagens para adoração, para que se preste culto como se fosse deus. As imagens são feitas não para serem idolatradas, isto é um grande erro para quem assim comete, bem como para quem critica, confundindo idolatria com veneração, conforme já foi explicitado acima. Não há pecado algum em você admirar alguém a tal ponto de que você queira imitar suas atitudes, pois foi exemplo para você, modelo de vida, modelo de entrega as coisas de Deus. 
Sabemos que os EUA são, por sua história, é de influência evangélica, e não podemos afirmar que eles adoram a estátua da liberdade.


               Posso afirmar que todos que estão abaixo estão adorando a imagem?


Na verdade amados irmãos o que se adora na Igreja Católica é Jesus Sacramentado, mais ninguém. Amo minha Mãe Maria Santíssima, tenho algumas imagens dela, mas não significa que eu a adore, mas venero com especial predileção. Tenho foto do meu pai que faleceu a vinte cinco anos, não significa que o fato de ter a foto de meu pai, que eu o adore, mas sim que eu o amo e tenho saudades de sua companhia.


                    FIEIS ADORAM JESUS SACRAMENTADO EM ACAMPAMENTO DE ADORAÇÃO


É importante que eu saiba, qual a diferença entre imagem e ídolo, bem como, podemos afirmar que o Pai proibiu e mandou fazer imagens, mas em contextos diferentes, assim devemos nos cuidar com o julgamento precoce. Os retratos, monumentos e pinturas não são ídolos. O grande problema é que como falamos e às vezes, o que falamos podem nos trazer sérias conseqüências pelo julgar, exemplo, quando confundimos, ídolos, adoração, idolatria, veneração, quando colocamos tudo como se fosse a mesma coisa.

Particularmente, recordo-me de um fato acontecido comigo, quando tentaram me provar que adoração e veneração são as mesmas coisas. Assim, pedi que me provasse isto e então este amigo, pegou o dicionário e lá estava escrito que adoração era igual a veneração e, então pedi para que ele então abrisse em veneração e visse se constava que veneração era igual a adoração e, após buscas, averigou que não constava como sinônimo veneração sendo igual a adoração. Então expliquei a este amigo que quem adora venera, mas quem venera não adora, pois adoração é culto somente dado a Deus, e a este você pode adorá-lo como venerá-lo.



EIS O CENTRO DA FÉ CATÓLICA, APESAR DE MUITOS VEÊM MAS NÃO SENTEM!

Nenhum comentário: