SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

sábado, 10 de setembro de 2011

SALMOS, LIVRO DE ORAÇÃO POR EXCELÊNCIA!


COMO PROPOSTA NESTE MÊS DA BÍBLIA, FALAREMOS SOBRE SALMOS!

salmos catolicos



O que é SALMO?

Os Salmos são declarações ritmadas, como este abaixo, que nos leva a uma grande intimidade. Se cantasse-mos pela manhã, este é o dia que o Senhor fez para nós.....

Sua autoria é do Rei David e datam de cinco mil anos depois da morte do rei Salomão. São 150 salmos que expressam a verdade. Eles estão presentes entre o Antigo e Novo Testamento. Existem salmos para curar, adquirir bens, para a família, para proteção, etc. A forma mais correta de se entoar um salmo é quase cantando. A combinação de palavras ritimamente colocadas e verbalizadas que acarretam vibrações e produzem o efeito esperado. Cada som no mundo terreno desperta no reino invisível a ação e a graça. Os anjos sempre rezam conosco. Quando oramos nosso Anjo fica mais perto de nós o que facilita o anjo entender nossa intenção. Mantenha a fé e a expectativa. Estamos vivendo em mundo onde os resultados têm que ser imediatos. Fonte Curiosidade Católica.
Podemos notar que no Livro dos Salmos há uma grande espiritualidade de Louvor, onde podemos nos aproximar mais do Senhor, pois o louvor é o maior sacrifício que Deus quer de nós (Salmo 49). 
As vezes nos preocupamos em agradar a Deus Pai de diversas formas, muitas das vezes, fazendo sacrifícios desnecessários, assim se queres agradar a Deus, erga um grande louvor, louve-o, adore-o e, você verás a manifestação amorosa do Criador, não somente com dádivas materiais, mais principalmente com sua presença real, sentida e amada.
O Livro dos Salmos tem fundamental importância na vida dos Cristãos, foram escritos 15 Secúlos Antes do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e, vive ainda hoje alimentando a Igreja em suas Santas Celebrações.




O Santo Padre no dia 07 de setembro, fez questão de enfatizar exatamente isto, quando declarou ao povo brasileiro, o seguinte sobre o Livro dos Salmos: "Queridos irmãos e irmãs, Na «escola da oração» que temos vivido, juntos, nestas catequeses de quarta-feira, desejo hoje dar início à meditação sobre alguns dos cento e cinquenta Salmos bíblicos, que formam o livro de oração por excelência. Começamos pelo Salmo três, uma súplica cheia de confiança e consolação. No perigo, no sofrimento, na amargura, as palavras deste Salmo abrem o coração à certeza reconfortante da fé. Quem pensava que já estava perdido, pode levantar a cabeça, porque o Senhor o salva. A resposta divina, que acolhe a oração, dá ao Salmista uma segurança total. O medo da morte é vencido pela presença d’Aquele que não morre. Deus está sempre perto, mesmo nos períodos negros da vida. Mas é preciso saber reconhecer a sua presença e aceitar os seus caminhos como fez Jesus no Gólgota. E mesmo quando parece, aos olhos dos ímpios, que Deus não interveio porque deixou o Filho morrer na Cruz, então é que se manifesta, para todos os crentes, a verdadeira glória e a realização definitiva da salvação. "



Assim vemos amados irmãos como a leitura dos Salmos se faz necessária, para orarmos com o Senhor, ver seus desígnos, observar os tempos e, como disse, por meio do Louvor agradar Àquele que tudo pode e faz em favor dos seus. Nós fomos criados para o Louvor e para a Glória de Deus e precisamos experimentar imediatamente esta participação Gloriosa.
Quantas vezes visitamos pessoas que estão com sua Bíblia aberta no Livro dos Salmos, especialmente no Salmo 90, Confiança, mas a página chega a está pálida, pois não se manuseia, está ali como um enfeite, como .um amuleto.
Precisamos ter mais intimidade com o Pai, por meio de seus ensinamentos, exemplo, o grande Salmo 118, que versa sobre a necessidade de observamos as Leis e Mandamentos do Senhor.
O homem "moderno" está afastado demais da vontade de Deus, pois que cumprir suas próprias paixões, se ausentando por demais de observar costumes traçados por Deus para a salvação do homem.
O Salmo 50, que vem nos demonstrar o que Davi mais queria naquele instante, que o Senhor Deus voltasse seu olhar para ele, pois  tinha pecado, e queria alcançar a Misericórdia, o perdão de seus pecados.
Aprendamos a orar com o Livro dos Salmos, pois nos auxiliará na caminhada de vida.

Nenhum comentário: