SEJAM BENVIDOS.

"O SENHOR É MISERICORDIOSO E COMPASSIVO, MAS NÃO COMPLACENTE."

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FÉ E OU OBRAS PARA SALVAÇÃO, COMO?

Dando seguimento aos temas neste mês dedicado a Bíblia, palavra de Deus revelada aos homens, vamos tecer alguns comentários sobre fé e obras.
Lanço as seguintes perguntas para análise: A fé salva? A obra salva? Quais são os requisitos essenciais para  minha salvação?
No livro de Isaías aprendemos no Capítulo 53, que Jesus, com sua morte e ressurreição nos traria a salvação, e verdadeiramente isto já aconteceu. A salvação já nos foi dada por Jesus na cruz.
Mas há uma distância entre a salvação dada pelo Senhor Jesus por nós na cruz e a nossa conversão verdadeira, aquela que imprime em nós os desígnos de Deus.

O Nosso Deus Pai fala, a Santa Catarina de Senna, que foi por meio de Jesus Cruxificado, exatamente, quando Jesus foi transpassado, que chegou até nós a salvação, os sacramento de vida da igreja, que estão ao nosso dispor. Não podemos nos esquecer disto, o que se passou naquela Cruz, pois  é verdadeiramente o ponto mais alto para nossa salvação, pois morrer crucificado muitos morreram, mas transpassado, com o fito de se achegar a nós, o mais precioso e sublime dom, foi somente com o Cristo, nos dando seu corpo, sangue, alma e divindade na cruz, reporto-me, ainda, a mesma passagem do profeta Isaías.






Assim, posso declara que a minha fé me leva a salvação? Somente pelo fato de dizer que creio, não me leva a salvação, tem que ser alguma atitude que venha corroborar esta crença,  pois Jesus, no evangelho de São João 12, 46, João 3, 15-16, fala da necessidade de crermos, conforme Jesus espera que creiamos, pode ainda observar nos textos das Cartas de Paulo, principalmente estas escritas aos Romanos 10:11e, Romanos 9:33, além de outros tantos.


Em contra partida, existem vários textos que exprimem que não basta simplesmente dizer o nome do Senhor, um exemplo disto foi dito pelo próprio Cristo e é:  "Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade do Pai que está no céu". Mt. 7, 21.


Atualmente existe muita gente falando em nome do Senhor, usando seu Santo Nome, pregando em Seu Nome, mas há uma necessidade urgente de falarmos em Nome de Deus sim, mas também,  de praticar seus ensinamentos plenamente. Não adiante eu criar um "deus" para mim, um "salvador" para mim e, ensinar de acordo com aquilo que acho e não de acordo com o  que o próprio de Deus nos ensinou e nos ensina por meio da Sua Igreja. Sem a percepção do Espírito Santo, que é detentor dos desígnos, o paráclito, advogado, aquele que intercede, o mestre, o clemente, aquele que tem a função de nos convencer, não praticaremos obras de acordo com a vontade do Pai. Amados mesmo que sejamos boas pessoas se não formos puros, não entraremos no céu, pois nada de impuro poderá ter vida eterna diante de Deus, vejamos em Apolípce, 21, 27.
Deus Pai, ainda, diz a Santa Catarina de Senna, que aos impuros que praticam boas obras, Ele colocará em volta desta pessoa, seus servidores e, se esta pessoa não se encontrar em Deus, Ele, o Pai, dará bens temporais, se isto, não for suficiente, estes bens servirão na hora da morte, como alimento que se dá aos porcos.
Assim, amados, não será com puras palavras ou sem fé convincente que alcançaremos a verdadeira intimidade com a Trindade Santa.





Dizer que se tem fé é subjetividade, fé é dom de Deus, dada àqueles que crêem e que poem em prática os ensinamentos do Pai.
Esta pode ser salvífica, carismática, teologal, qual fé que está verdadeiramente em nós, se verdadeiramente a temos?

A minha fé é capaz de mover a mão de Deus? Se sim, minha fé é carismática. Minha  fé é capaz de declarar quem me criou? Minha fé pode ser salvífica, vejamos pelas palavras do Credo, pois esta nos responderá. Assim, amados precisamos pedir a Deus Pai, em nome de Jesus Cristo, para que na luz do Espírito Santo, tenhamos uma fé verdadeiramente autentica, capaz de levar os homens ao encontro intimo com o Pai. Analisemos como estamos!


No que tange a obras. Ela é importante por demais para nossa salvação e, no capítulo 2 inteiro, da Carta de São Tiago,  este profeta nos fala, que precisamos ter fé e praticarmos as obras desta fé´, pois como corpo sem espírito está morto, assim, da mesma forma,  a fé sem está  pautada em obras frutuosas, está morta também.
Aproveitemos este mês da Bíblia para pedir a Deus Trino que nos auxilie neste entendimento, acompanhado com vivência de fé com obras.

Nenhum comentário: